Depois de anos negando a possibilidade de vermos publicidade na plataforma de streaming, a Netflix está acelerando seus planos de lançar uma assinatura mais barata com anúncios.
De acordo com o The New York Times, a Netflix já emitiu comunicado para os seus funcionários (nos EUA) informando que pretende introduzir uma assinatura mais barata (e com anúncio) na plataforma até o final do ano.
A empresa mudou de ideia em sua última teleconferência de resultados, quando o CEO Reed Hastings anunciou que “uma maneira de aumentar a receita e atingir um público maior, é ter preços mais baixos com publicidade. E quem acompanha a Netflix sabe que fui contra a complexidade da publicidade e sou um grande fã da simplicidade da assinatura. Mas por mais que eu seja fã disso, sou mais fã da escolha do consumidor“.
A introdução dos anúncios é uma grande mudança para a empresa de streaming e mostra o quão intensa é a competição.
No comunicado, os executivos da Netflix disseram que pretendiam introduzir a camada de anúncios nos últimos três meses do ano, segundo revela o The New York Times.
Questionado se a Netflix testaria anúncios em alguns mercados pequenos primeiro – que é como a Netflix normalmente testa novos produtos – Hastings disse que a empresa não precisaria fazer isso.
“Não“, afirmou ele, em resposta à pergunta do investidor sobre as provas. “Acho que está bem claro que está funcionando para o Hulu. A Disney está fazendo isso. A HBO fez isso. Não acho que tenhamos muita dúvida de que funciona, que todas essas empresas descobriram… Então acho que realmente vamos entrar“.
A assinatura suportada por anúncios virá “juntamente com nossos planos mais amplos de cobrar pelo compartilhamento de senhas [quando você divide sua conta com outras pessoas]” .
Em seu relatório de lucros do primeiro trimestre, a Netflix havia informado aos investidores sobre a perda de 200 mil assinantes nos primeiros três meses de 2022, o que ajuda a explicar – em partes, por que a empresa planeja cobrar dos membros que compartilham senhas.
Netflix confirma fim do compartilhamento de senha
A Netflix confirmou que começará a reprimir o compartilhamento de senhas antes do final de 2022.
Já sabíamos que a gigante do streaming estava testando essa “novidade” em certos países para adicionar uma sobretaxa a qualquer família que assistisse ao conteúdo da Netflix usando a conta de outra família. Agora, novos relatórios confirmam que será estendido a todos os territórios em que a Netflix opera.
Em estudo recente divulgado pela empresa, cerca de 100 milhões de famílias compartilham sua senha com outras pessoas. Portanto, embora a Netflix tenha 221 milhões de assinantes pagantes, o número real de espectadores é muito maior.
A Netflix está testando um sistema no Chile, Costa Rica e Peru no qual uma sobretaxa de US$ 2,99 foi adicionada a contas que queriam compartilhar suas senhas com pessoas de fora da casa.
O teste deve ter sido um sucesso, pois, segundo o New York Times , a empresa informou aos funcionários que lançará uma repressão ao compartilhamento de senhas nos últimos três meses de 2022, ou seja, já em outubro.
A notícia chega em um momento em que a Netflix luta para aumentar sua receita.
O que isso significa para mim?
Provavelmente você deve compartilhar sua senha com amigos, parentes e até namorada – pessoas que habitualmente não moram com você, e deve ratear esse custo da assinatura com eles. Porém, isso vai custar muito mais dinheiro a partir do final do ano.
Com o recente aumento de preço, essa sobretaxa provavelmente fará com que muitos assinantes da Netflix abandonem completamente o serviço. Presumimos que os executivos da empresa terão estimado que a receita do aumento do número de assinantes pagantes compensará os cancelamentos do serviço.
Por que a Netflix está fazendo isso agora?
Como a Netflix continuou a crescer e o preço de suas ações estava em alta, não havia razão para a empresa fazer algo que a tornasse impopular entre os assinantes, mas agora ela precisa de dinheiro.
O aumento da concorrência de outros serviços de streaming como HBO Max e Disney Plus não apenas tornou mais difícil a luta para aumentar sua base de assinantes, mas esses serviços agora estão monopolizando seu conteúdo, forçando a Netflix a investir cada vez mais dinheiro na realização de seus próprios filmes e séries.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.