Variedades

Golpes envolvendo saque extraordinário do FGTS

Criminosos já se aproveitam do tema para disponibilizarem plataformas falsas na internet e aplicarem golpes virtuais

Foi liberada na sexta-feira (8) a consulta do FGTS por meio de um novo aplicativo, para saber se o trabalhador tem dinheiro que pode ser sacado em uma nova rodada de saques, o chamado saque extraordinário.

Por causa disso, criminosos já se aproveitaram do tema para disponibilizarem plataformas falsas na internet e aplicarem golpes virtuais. Ao baixar esses aplicativos – que são bastante compartilhados em redes sociais, o usuário pode dar acesso a suas informações pessoais e rede de contatos. Por isso, é preciso redobrar os cuidados.

Para não ser enganado nesse vasto mundo da internet, a dica é sempre conferir quem é o desenvolvedor do aplicativo antes de instalá-lo. Assim, é possível ter certeza de que se trata de uma plataforma oficial, criada pela Caixa Econômica Federal ou por outra instituição do governo. O caminho mais certo, aliás, é acessar o site já conhecido da instituição que lançou o aplicativo e procurar lá o link para o download na loja virtual.

A Caixa ressalta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Caso um aplicativo falso já tenha sido baixado no celular, a desinstalação imediata é recomendada. E se informações pessoais já tiverem sido inseridas, é necessário ainda mais cautela, pois a qualquer momento o cidadão pode se tornar alvo de tentativas de phishing (ataque virtual com intenção de roubar dados como senhas de bancos) e extorsão.

Como consultar o saldo do FGTS?

Será preciso baixar uma nova versão do aplicativo FGTS, disponível nos links:

No aplicativo, os trabalhadores com direito ao saque poderão:

  • Consultar o valor a ser creditado
  • Consultar a data do crédito na conta poupança social digital
  • Informar que não deseja receber o dinheiro que, neste caso, vai continuar na conta do FGTS do trabalhador
  • Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS
  • Fazer alterações cadastrais para a criação da conta poupança digital.

A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa ou no site da Caixa .

No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.