O Reclame Aqui revelou que fraudes envolvendo o aplicativo de mensagens WhatsApp continuam sendo apontadas como as que fazem o maior número de vítimas.
A maioria das pessoas que caíram em golpes diz que foi enganada por meio de mensagens recebidas pelo WhatsApp e teve a conta do aplicativo clonada (22,1%).
Outras vítimas acabaram clicando em links fraudulentos que receberam por mensagem de texto de SMS (20,7%) e por boletos falsos com o código de barras adulterado (20,8%).
Entre as consequências dos golpes, 30,1% passaram dados pessoais e bancários, 20,4% tiveram os CPFs e os nomes usados em compras de terceiros não autorizadas, e 49,5% fizeram transferências financeiras
Outro dado preocupante revela que 76,4% dos consumidores que foram vítimas de golpes não conseguirem reaver o prejuízo, e somente 24,7% registraram boletins de ocorrência.
Uma medida simples para evitar golpe é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas”, basta acessar e seguir o seguinte caminho: Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.
As instituições financeiras não solicitam dados pessoais ativamente e bancos não fazem teste de Pix. Os sistemas bancários não enfrentam bugs que dê dinheiro às pessoas.
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