Mundo

Rússia pode invadir Ucrânia em fevereiro, diz Biden

Presidente garantiu que os EUA e seus aliados estão de "prontidão" para responder "decisivamente" a uma invasão

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou que existe uma “possibilidade concreta” de a Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro.

A aviso foi dado durante uma conversa por telefone com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última quinta-feira (27), em meio à escalada da tensão entre Kiev e Moscou.

“O presidente Biden disse que existe uma possibilidade concreta de que os russos invadam a Ucrânia em fevereiro”, afirmou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Emily Horne. “Ele já disse isso publicamente e tem alertado sobre isso por meses”, acrescentou.

Durante o telefonema, Biden também garantiu que os EUA e seus aliados estão de “prontidão” para responder “decisivamente” a uma invasão. Já o Pentágono citou um maior deslocamento de tropas russas na fronteira e disse que 8,5 mil militares americanos estão em estado de alerta.

Ucrânia e Rússia vem protagonizando uma escalada das tensões desde o segundo semestre do ano passado, com a crescente ameaça de uma guerra que também poderia envolver a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Ucrânia não faz parte da aliança militar ocidental, mas pleiteia uma adesão, enquanto a Rússia denuncia o expansionismo da Otan, que já engloba as ex-repúblicas soviéticas do Mar Báltico.

Em 2014, após a queda do presidente pró-Moscou Viktor Yanukovich, a Rússia tomou a península ucraniana da Crimeia e apoiou rebeldes das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, no leste do país. Desde então, mais de 14 mil pessoas já morreram nos conflitos em Donbass.

Mas a disputa também pode ter repercussões econômicas: os EUA ameaçaram impedir a abertura do gasoduto Nord Stream 2, que vai levar gás russo para a Alemanha, no caso de uma invasão.

A Rússia exige que a Ucrânia nunca entre para a Otan, pedido rechaçado pelos Estados Unidos. O governo Biden diz ter apresentado um “percurso diplomático” para Moscou, mas não deu detalhes sobre a proposta.

Putin diz que EUA e Otan ignoraram preocupações da Rússia

vladimir putin 1
Foto: Presidência da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ignoraram as principais preocupações de segurança de Moscou.

No início da semana, os Estados Unidos e a Otan responderam as várias demandas de segurança solicitadas pela Rússia, que pediu para que o Ocidente nunca admitisse a Ucrânia na aliança liderada pelos norte-americanos.

“As respostas dos EUA e da Otan não levaram em conta as preocupações fundamentais da Rússia, incluindo impedir a expansão da Otan e se recusar a implantar sistemas de armas de ataque perto das fronteiras da Rússia”, disse Putin a Macron, segundo um comunicado do Kremlin.

Apesar de Putin ter afirmado que os Estados Unidos “ignoraram” outras preocupações importantes descritas pela Rússia, o chefe de Estado russo confirmou a Macron que estudará “cuidadosamente” as respostas dos norte-americanos e depois decidirá sobre outras ações.

O acúmulo de tropas russas nas proximidades da fronteira com a Ucrânia levantou temores de que o Kremlin estaria avaliando invadir seu vizinho pró-União Europeia, mas Putin reiterou que não quer guerra e negou qualquer plano de invasão.

O mandatário russo, no entanto, pediu a Macron que as autoridades ucranianas façam um “diálogo direto” com os líderes separatistas no leste do país.

Após a conversa com Putin para abordar a crise, Macron também falará nesta sexta com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O objetivo do líder francês é encontrar os meios necessários para uma desescalada na tensão entre as nações.

Durante a conversa telefônica entre os presidentes russo e francês, que teria durado mais de uma hora, os dois concordaram em “continuar o diálogo” sobre uma série de questões relacionadas à segurança.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.