Variedades

Governos estaduais decidem encerrar congelamento de ICMS dos combustíveis

Descongelamento do ICMS foi decidido depois que a Petrobras elevou os preços dos combustíveis nas refinarias nesta semana

Após reunião do Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), os governos estaduais, por maioria de votos, decidiram nesta sexta-feira (14) acabar com o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, em vigor desde novembro.

Os governadores decidiram não prorrogar o congelamento, que terminará no final de janeiro. Ao final da reunião de outubro, o Comsefaz decidiu manter o ICMS enquanto União, Petrobras, Congresso e os estados negociavam uma solução definitiva para mitigar parcialmente o impacto dos reajustes das refinarias para os consumidores.

Segundo o Comsefaz, o descongelamento do ICMS foi decidido depois que a Petrobras elevou os preços dos combustíveis nas refinarias nesta semana. No primeiro reajuste em 77 dias, a gasolina teve alta de 4,85% e o diesel de 8,08%.

Várias vezes ao longo do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro culpou os estados por alguns dos aumentos dos combustíveis. O governo federal quer que o ICMS seja cobrado a uma taxa fixa por litro, como é o caso dos impostos federais.

Atualmente, o ICMS é calculado como percentual do preço final. Isso faz com que o imposto flutue com o preço na bomba, subindo à medida que a Petrobras ajusta os preços nas refinarias e caindo quando ocorre o contrário.

Os governadores veem o projeto como um paliativo e querem a criação de um fundo de estabilização de preços dos combustíveis, que evitaria repasse aos consumidores e, ao mesmo tempo, financiaria perdas potenciais da Petrobras quando o preço internacional do petróleo e o dólar sobem.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.