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5 dicas de marketing para quem vai abrir uma clínica

Vai abrir sua própria clínica? Não sabe como irá trabalhar o marketing para ter presença digital? Então, esse artigo é para você!

Se já tem uma clínica, ou pretende abri-la, uma coisa é certa: é fundamental realizar um bom trabalho de marketing!

Com negócios e serviços sendo procurados através da internet, com o mundo cada vez mais conectado, quem não pertence a esse mundo, cada vez mais digital, acaba ficando para trás.

Com isso a saúde acabou tendo que fazer as pazes com a publicidade, que não era bem vista pelos profissionais do meio, até para poder divulgar seus serviços e poder conquistar sua clientela.

No entanto, mesmo aderindo ao mundo digital, o marketing para clínicas não é mesmo que para outros serviços, já que existe um código de ética, e diretrizes, que precisam ser respeitados.

Mas, a boa notícia é que dá para fazer marketing, ou seja, divulgar clínicas e serviços médicos, dentro dos padrões estabelecidos pelo conselho e poder conquistar cada vez mais clientes e fideliza-los. Quer saber como? Então, confira essas 5 dicas de marketing.

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1. Não esqueça do código de ética

Não dá nem para começar a planejar as estratégias de marketing sem conhecer o código de ética da profissão, por isso, é preciso pesquisar para usá-lo como referência, e a partir dele poder criar ações e campanhas de divulgação.

É preciso ter em mente que o órgão, responsável por regulamentar e fiscalizar a profissão médica, já tem algumas condutas, regras ou normas estabelecidas, e elas são bem rígidas.

Mas, sempre é possível usar as redes sociais para divulgar, sem infringir essas regras, postando, por exemplo, conteúdo acadêmico e de informações, ou seja, relevantes ao público, que possam ajudar os leitores ou tirar possíveis dúvidas.

É fundamental conhecer bem as regras para evitar problemas e acertar nas ações ou estratégias.

2. Monte um bom site

Embora as pessoas hoje tirem dúvidas ou até pesquisem pelas redes sociais, sempre vale a pena montar um site oficial de sua clínica, ou consultório. Ele funciona como um  endereço virtual que ajuda a trazer mais segurança para os pacientes.

Por isso, capriche no design e na clareza de informações, como o número do CRM dos profissionais, por exemplo, ou as formas de contato e horários de funcionamento.

3. Invista em um blog

E sempre é uma boa ideia ter um blog, podendo ser no próprio site, justamente, para transmitir o máximo de informações aos pacientes.

Escrevendo conteúdos relevantes você estará não só criando autoridade na área, como  ajudando a disseminar conhecimentos.

4. Saiba usar as redes sociais a seu favor

Hoje, as redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Sem dúvida, usando com sabedoria, as empresas conseguem se aproximar de seus clientes.

A dica é apostar nas mais populares, como Facebook e Instagram, e aproveitar esse poderoso espaço para compartilhar textos e dicas de saúde, e fotos do ambiente.

Assim, no caso de uma clínica oftalmológica, por exemplo, invista em conteúdos sobre prevenção e tratamentos de doenças como glaucoma, catarata, cuidados ao escolher óculos de sol… enfim, conteúdos pertinentes à sua área de atuação.

5. Jamais subestime o poder de um bom atendimento

De nada vale investir na melhor agência de publicidade, contar com interessantes estratégias de marketing, se não oferecer um atendimento de excelência.

Acredite, os anos passam e o boca a boca continua sendo a melhor propaganda, uma das ferramentas mais poderosas em qualquer negócio, sem dúvida, a forma mais eficaz e econômica de publicidade.

E quando se fala em atendimento, ele não diz respeito a apenas médico-paciente, mas, principalmente, o que é feito logo na recepção, ou ao telefone.

Por isso, treine bem seus funcionários e invista em um atendimento de excelência que, no final das contas, ainda é o que mais pesa na hora de um cliente retornar, ou não, à sua clínica.

Por fim, é essencial ter sua clínica conveniada ao cartão de todos para ampliar seu público.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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