Um caso foi publicado no The New England Journal of Medicine relatando um paciente que estava infectado com teníase.
A “Taenia solium” (teníase), uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada.
O parasita viveu em seu cérebro por duas décadas após entrar em seu corpo quando ele residia na Guatemala, e não havia causado nenhum sintoma até agora.
O homem de 38 anos estava bem de saúde, não tinha doenças e histórico de epilepsia, ninguém conseguia entender por que uma noite ele sofreu uma convulsão muito forte e caiu da cama.
O único indício que levava os médicos a pensar que poderia ser um parasita cerebral era o fato de o paciente ter emigrado para os Estados Unidos de uma zona rural da Guatemala cerca de 20 anos atrás.
Ao realizar uma tomografia computadorizada, os médicos viram três lesões calcificadas em seu cérebro, produto do ninho de cistos larvais da tênia que havia migrado para sua cabeça.
Diagnosticaram uma infecção parasitária chamada neurocisticercose , por isso ele provavelmente terá que tomar medicamentos anticonvulsivantes pelo resto da vida.
As tênias suínas podem entrar no corpo comendo carne de porco crua ou mal cozida. Sempre começam afetando primeiro o trato intestinal, onde podem crescer até dois ou até oito metros de comprimento.
Arraste pra cima e veja sobre o caso, diagnóstico, precaução e causa da doença