Variedades

Ocean Winds pretende gerar 2 GW em eólica offshore no RN

O secretário Jaime Calado se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e com representantes da Ocean Winds, José Partida Solano e Mariana. A joint-venture fundada em 2020 é responsável por um dos quatro projetos cujos processos de licenciamento ambiental já tramitam no Ibama para a execução de plantas de geração de energia eólica off-shore na costa potiguar.

A Ocean Winds é formada pela junção da EDP Renováveis e Engie Energia e ambas já possuem parques on-shore no Rio Grande do Norte. A Engie protocolou recentemente junto ao Ibama seu projeto para geração de 2 GW off-shore no litoral potiguar, mais especificamente na região de São Bento do Norte. O investimento previsto varia de 25 a 30 bilhões de reais, com geração de até 4 mil empregos durante a construção do parque e 1.400 na operação.

Mariana informou também que a empresa observa o projeto como grande oportunidade para um próximo e importante passo que é a geração de hidrogênio verde no estado, tendo em vista que as vocações naturais do RN apontam para o menor custo de produção do mundo nesta categoria, segundo análise da Forbes.

O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, lembrou que projetos como este ainda dependem da regulação do setor. O titular vê com otimismo a promessa de que a regulação seja concluída ainda este ano. “É uma excelente oportunidade de aprovarmos a proposta do Projeto de Lei do senador Jean Paul Prates, que é muito boa porque foi feita com base no diálogo com todos os representantes da área e vai trazer segurança jurídica para os empresários”, argumentou.

Os incentivos fiscais e o diálogo permanente e periódico com o setor produtivo foram destacados pelo secretário Calado como diferenciais na atração de investimentos em energias renováveis para o RN. “O governo Fátima Bezerra priorizou o setor de energias renováveis por saber da vocação natural e da capacidade do estado. Por isso criamos a Câmara Setorial de Energia, assim como um grupo de trabalho para tratar da geração off-shore e do hidrogênio verde.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.