A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-RN), informou nesta quarta-feira (02) que apenas um paciente suspeito de estar infectado pela Cepa B.1.617 – conhecida popularmente como cepa indiana, teve a mostra enviada para análise.
Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de 29 anos. Procedente do estado do Maranhão e com RT-PCR confirmado para Covid-19, o paciente foi hospitalizado, e encontrava-se internado em isolamento em terapia intensiva, instável e com suporte ventilatório, recebendo toda assistência que o caso requer, porém foi a óbito na última segunda-feira (31/05/2021).
A amostra do paciente entrou nos critérios do Ministério da Saúde para a realização do sequenciamento genético que está sendo providenciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN–RN) e foi enviada para o Instituto Evandro Chagas no Pará. O resultado deverá sair em breve.
A SESAP também monitora um comunicante de voo com caso confirmado para variante indiana (voo Guarulhos-Rio de janeiro). Durante a investigação, foi verificado que o paciente tem uma linha de celular com o código de área do Rio Grande do Norte, mas que se encontrava no Rio de Janeiro desde o desembarque do voo em que teve contato com o caso confirmado, sendo repassado o monitoramento para a vigilância do outro estado.
Em nota, a SESAP diz que continua seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “Neste momento monitoramos duas pessoas procedentes de voos internacionais, que devem ficar em isolamento domiciliar por 15 após o desembarque em solo brasileiro”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.