A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal anunciou que a cidade vai ampliar seu sistema cicloviário com a oferta de mais 15 quilômetros de ciclovias que serão implantadas na região Norte. De acordo com o Departamento de Engenharia da STTU, Natal já dispõe de 85 quilômetros de estruturas cicloviárias e a ideia é acelerar a implementação de novas áreas, sobretudo na região Norte.
Segundo o secretário da STTU, Paulo César Medeiros “a meta do órgão na região Norte é implantar novas ciclovias em oito avenidas: Itapetinga, Senhor do Bonfim, Pico Cabugi, Guararapes, Cirandas, Blumenau, Jequiriçá e Itaboraí.”
A mais nova ciclovia foi sinalizada nesta região e fica localizada na Avenida Florianópolis, no conjunto Santa Catarina. Com 1,5 km, o espaço está à disposição dos ciclistas. Além disso, a Prefeitura recapeou totalmente a via, aplicando uma nova sinalização vertical e horizontal, bem como a implantação de uma rotatória no cruzamento com a Rua Nova Russas.
O secretário Paulo César justifica que “as novas ciclovias vão garantir mais segurança aos ciclistas, atendendo suas demandas diárias, tanto em atividades esportivas assim como nos deslocamentos urbanos para trabalhar, estudar e passear.”
O gestor acredita que com mais incentivo ao uso da bicicleta, por meio de espaços adequados para se transitar, a tendência é que haverá a redução de veículos nas vias, menos congestionamento e consequentemente menos poluição do ar. Além disso, o uso da bicicleta é de fundamental importância para a saúde das pessoas – que precisam de exercitar.
Para a execução do projeto, os investimentos serão da ordem de R$ 4 milhões e os estudos estão em fase final de elaboração e serão licitados ainda neste semestre. A previsão dos técnicos é de que a cidade alcance 105 km de estrutura cicloviária até o final de ano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.