O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de uma entrevista coletiva neste fim de semana e comentou a respeito da CPI da Covid, que possui a finalidade de apurar ações e omissões do governo federal na pandemia. A CPI somente será instalada após ordem do ministro Luís Roberto Barroso (STF) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Durante a entrevista, Bolsonaro disse que todos os prefeitos e governadores também devem ser investigados e usou o Rio Grande do Norte como exemplo, afirmando que o Estado potiguar utilizou R$ 900 milhões enviados para o combate à Covid-19 no pagamento dos servidores públicos.
Bolsonaro apontou que enviou recursos para todos os Estados e Municípios para serem utilizados no combate à pandemia. “Quem é que sumiu com o dinheiro? Fui eu? Eu mandei dinheiro para todo mundo. Qual o objetivo do dinheiro? Não é preparar a rede hospitalar? Quantos Estados e Municípios prepararam? Não sei quantos”, indagou Bolsonaro.
Questionado por um repórter, o presidente afirmou que todos os governadores e prefeitos devem ser investigados. “Todo mundo. Se é para fazer CPI, é para ver… por exemplo, eu vi ontem uma matéria, não sei qual imprensa foi, que o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte levantou que R$ 900 milhões, que foi do ano passado do governo federal para aquele Estado, foi para pagar folha de servidores. Se é legal ou não é, ao meu entender, parece que esse dinheiro não foi usado para combater a Covid, só isso”, disse Bolsonaro.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), reagiu com indignação às acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro a respeito da utilização pelo executivo estadual dos recursos que foram enviados para combater a pandemia de Covid-19 e que, segundo ele, teriam sido desviados para pagamento de servidores públicos.
Fátima Bezerra acusou Bolsonaro de mentir e de mais uma vez propagar fake news nas redes sociais. No final de semana, os governadores do Nordeste também repudiaram as manifestações do presidente.
“Passei o final de semana como sempre trabalhando, dedicada a salvar vidas da nossa população, e me deparo com ataques do presidente da República ao Governo do RN sem qualquer lastro fático ou que se assemelhe à verdade”, disse ela através do seu perfil no Twitter.
A governadora lamentou a atitude da maior autoridade do país.
“O presidente só pode estar no mínimo mal assessorado, dado o descuido com a checagem das informações que externou sobre o RN. Aliás, não é só o RN que tem sido vítima de calúnias e difamações deste tipo, através da propagação de Fake News”, criticou a governadora pela rede social.
Fátima Bezerra afirmou que o seu governo não tem nada a temer com relação aos repasses feitos pelo Ministério da Saúde e anunciou que tomará medidas judiciais para repor a verdade dos fatos.
“Nosso governo não tem o que temer. Agimos dentro dos princípios da Constituição, com seriedade e honestidade. Tanto que nosso jurídico já foi acionado e está encaminhando o devido processo legal para reposição da verdade”, garantiu.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.