O prefeito de Ceará-Mirim, Julio Cesar, anunciou a prorrogação dos efeitos do Decreto Municipal 3.050, determinando o fechamento do comércio não essencial e repartições públicas, até o próximo domingo dia 21/03, retornado a abertura do comércio a partir da segunda-feira, 22/03. O decreto que determinou um ‘lockdown’ na cidade e que foi expedido na última terça-feira (9), vale até esta terça-feira (16).
Desse modo, ficam suspensas também as feiras livres do próximo sábado 20/03 e domingo 21/03. A medida deve-se ao quadro gravíssimo ocasionado pela pandemia da covid-19 e o aumento no número de casos em todo Estado do Rio Grande do Norte e no município de Ceará-Mirim, considerando que não existem leitos de UTI disponíveis, bem como a superlotação dos hospitais públicos e privados.
O prefeito informou que o novo Decreto suspende qualquer interrupção no fornecimento de água da população durante esse período pelo SAAE, bem como a cobrança de IPTU e demais taxas e alvarás enquanto persistirem os efeitos do Decreto.
Outras medidas anunciadas pelo prefeito:
- A abertura do Centro de Enfrentamento ao COVID, ainda esta semana, no prédio do Centro de Saúde (SUS), com médicos e demais profissionais da saúde disponíveis para auxiliar no combate ao coronavírus, com a realização de testes swab, atendimento à população e distribuição de medicamentos;
- A contratação de novos médicos para o Hospital Dr. Percilio Alves, a abertura de novos leitos e criação de uma nova sala vermelha para o atendimento à população, além do fortalecimento da atenção básica nas UBS’s, e melhoria dos atendimentos em domicílio;
- Em caráter de urgência, a aquisição de 1500 cestas básicas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a serem entregues aos feirantes e autônomos cadastrados na Prefeitura de Ceará-Mirim, residentes na sede ou distritos, de modo a auxiliar nesse período de restrições impostas em decorrência da pandemia COVID-19.
Por fim, o prefeito ainda comunicou que todas as despesas serão custeadas com recursos próprios do Município de Ceará-Mirim e voltou a pedir o apoio da população.
“Nesse momento tão difícil que estamos enfrentando, onde milhares de vidas foram perdidas em decorrência do covid-19, e aqui mesmo no nosso município vários amigos perderam suas vidas, pedimos a colaboração e a compreensão do nosso povo”, concluiu o prefeito Julio Cesar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.