Em novo decreto publicado para tentar conter o aumento dos casos de internação pela Covid-19 em Parnamirim, a prefeitura do município determinou fechamento de bares e restaurantes a partir das 22h e proibiu venda de bebidas alcoólicas a partir desse horário.
O decreto foi publicado nesta quarta-feira (24), mas os detalhes foram combinados ontem (23/02) em reunião realizada pelo prefeito Rosano Taveira e que contou com a presença do secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro, procurador adjunto, Jocélio Soares e o representante da CDL, Bira Marques.
O novo decreto ainda mantém os protocolos que determinam a adoção de medidas sanitárias como higienização, distanciamento social e demais medidas previstas nos decretos anteriores, mas com observância às novas restrições, bem como às novas especificações de horário dos estabelecimentos..
Conforme o texto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas entre as 22h e as 6h – inclusive em lojas de conveniência e similares. No mesmo horário, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços e ambientes públicos.
O decreto também veda a realização de festas, shows e eventos comerciais “de qualquer natureza, inclusive as realizadas em espaços comemorativos de ambientes públicos ou privados, no âmbito do Município de Parnamirim”.
“Para que não cheguemos a medidas mais enérgicas de fechamento, precisamos agir agora. Dessa forma voltaremos à normalidade o mais breve possível”, disse o prefeito.
Barreiras sanitárias
Para enfrentamento do agravamento da situação de emergência de saúde pública em locais estratégicos que permitam acesso ao município, deverão ser instaladas Barreiras Sanitárias, de modo a intensificar a fiscalização e o controle das medidas determinadas pelo Poder Público para enfrentamento da COVID-19.
Decreto segue recomendação
O decreto municipal seguiu recomendação feita pelo governo do estado na sexta-feira (19/02) para que prefeituras determinassem fechamento de bares e restaurantes a partir das 22h.
Nem governo nem prefeituras seguiram a recomendação do comitê científico do estado de voltar a suspender aulas presenciais nas escolas privadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.