WhatsApp prepara função para enviar fotos e vídeos que se autodestroem

setembro 22, 2020 0 Por Rafael Nicácio
WhatsApp prepara função para enviar fotos e vídeos que se autodestroem

O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso que visa melhorar o nível de privacidade de sua plataforma. É uma função que remove qualquer arquivo anexado (imagens, vídeos, GIFs animados) enviado a um contato depois que o destinatário o abriu e visualizo. A informação foi confirmada pelo portal especializado WABetaInfo.

Ao habilitar essa função, o material anexado a uma mensagem “desaparecerá do telefone do destinatário assim que ele sair da conversa”. O usuário pode decidir se deseja ou não adicionar ‘expiração’ aos arquivos , ativando ou desativando um ícone após selecionar o que será enviado.

Vale ressaltar que a função não possui nenhum tipo de cronômetro que regule a disponibilidade do que foi compartilhado, pois a autodestruição depende apenas do momento em que foi visto pelo destinatário. Da mesma forma, as informações recebidas não podem ser encaminhadas ou salvas, nem permanecerão no histórico do chat. Ao contrário do que acontece com as mensagens excluídas, um texto indicando sua autodestruição não aparecerá.

A chamada ‘Expiring Media’ está atualmente disponível apenas para a versão beta 2.20.201.1. do WhatsApp para Android e é considerada uma extensão da também função de teste ‘Mensagens Expirantes’, que aparentemente oferecerá a possibilidade de programar o que está escrito em conversas ou grupos para que desapareça após um certo tempo.

De momento, não se conhecem outros detalhes sobre a sua total funcionalidade, se o remetente das mensagens será notificado caso seja efetuada uma captura de tela (print) de uma imagem ou vídeo, como acontece em outras plataformas como Instagram ou Snapchat. A data de sua entrada oficial no aplicativo também não foi revelada.