Os pagamentos por aproximação — seja com cartão ou uso de aplicativos por celular —, têm se tornado alvos de golpes.
Além de roubarem cartões e usá-los para movimentar centenas de reais rapidamente, criminosos ainda tentam a sorte escondendo maquininhas e se aproximando de pessoas.
É responsabilidade dos bancos responder por eventuais prejuízos causados às vítimas de golpe, diz pesquisador do programa de serviços financeiros do Idec .
Apesquisadora da FGV Direito Rio, diz não existir uma determinação em lei que obrigue bancos e instituições financeiras a devolverem o dinheiro, mas reforça que normalmente é o que acontece.
Os especialistas consultados pelo UOL enfatizam que a primeira ação a ser tomada pelo consumidor ao perceber que foi vítima de golpe é notificar o banco e registrar um boletim de ocorrência.
Guarde bem o cartão: o ideal é mantê-lo sempre na carteira ou em capinhas com bloqueio RFID. Bloqueie a função quando necessário: desative a função de pagamento por aproximação.
Habilite as notificações no celular: como é importante agir rápido em caso de golpe. Defina um limite: é possível cadastrar um valor máximo para pagamentos por aproximação.
Arraste pra cima e veja tudo sobre a afirmação da Vereadora em relação a estátua