Piso salarial dos professores da educação básica reajustado em 33%

Círculo traçado
Círculo traçado

Reajuste Anunciado

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (27) que o piso salarial dos professores da educação básica será reajustado em 33,24%.

Círculo traçado

Contraria Ministério

A decisão contraria orientações do Ministério da Economia e da Casa Civil. Bolsonaro criticou o Congresso e disse que os parlamentares ‘inflaram’ o Orçamento.

Círculo traçado

Anúncio

Atualmente, o piso dos professores é de R$ 2.886,24. Com o reajuste, irá para R$ 3.845,62. O anúncio foi feito por Bolsonaro em uma publicação na sua conta oficial do Twitter.

Bolsonaro no Twitter

“É com satisfação que anunciamos para os professores, da educação básica, um reajuste de 33,24% no piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido, elo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso“.

Repercussão Política

Até a tarde desta quarta-feira (26), estava acertado entre os ministros a concessão de um reajuste de 7,5%. Temendo a repercussão política em ano eleitoral, Bolsonaro se opôs a essa recomendação.

Reajuste

O que Bolsonaro enxergou foi uma oportunidade de acenar — ou ao menos não desagradar — uma categoria formada por cerca de 1,7 milhão de profissionais em pleno ano eleitoral.

Reajuste

A conta é dos estados e municípios, responsáveis pela folha de pagamento de professores da educação básica. Ao Ministério da Educação cabe apenas editar uma portaria fixando o valor.

Piso Salarial

Arraste pra cima e veja tudo sobre o reajuste do piso salarial dos professores