INSS muda regras e acaba com prova de vida obrigatória

Círculo traçado
Círculo traçado

Prova de Vida

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quarta-feira (02/02), uma portaria que modifica regras da chamada prova de vida do INSS.

Círculo traçado

Cruzamento de Dados

De acordo com a portaria, a prova de vida agora será feita a partir do cruzamento de dados entre as bases governo federal.

Círculo traçado

Dados como Prova de Vida

Vacinação; realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; recebimento do benefício com reconhecimento biométrico; e outros.

Implementar as Mudanças

O INSS tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria.

Prova de Vida

Somente quando não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida.

Prova de Vida atual

Atualmente a prova de vida digital, que é feita por site ou aplicativo, é uma opção apenas para os segurados que têm biometria facial registrada no Denatran ou TSE.

Ministro celebra mudanças

“Durante anos se exigiu que aposentados de 70 ou 80 anos saíssem de casa, às vezes de cadeira de rodas, para ir até uma agência do INSS."

Mudanças no INSS

Arraste pra cima e veja tudo sobre as mudanças da Prova de Vida do INSS