Foi publicada no Diário Oficial da União, a Resolução 1.345, que recomenda o INSS elevar o teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do órgão.
O percentual vai subir de 1,80% para 2,14% ao mês nas transações comuns. Nas operações realizadas por meio de cartão de crédito, o percentual vai de 2,14% para 3,06% ao mês.
A Dataprev deverá adequar os sistemas para a adoção dos novos patamares de juros, a fim de que as instituições financeiras também possam cobrar as novas taxas.
O reajuste nas taxas máximas foi um pedido da Federação Brasileira de Bancos, sendo necessária para que a oferta de crédito nesta modalidade continuasse sendo feita.
O que motivou o reajuste foi o aumento da taxa básica de juros (Selic), e a elevação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses.
Embora seja atrativo pelos juros mais em conta, o volume de crédito consignado caiu de R$ 9,37 bilhões, em abril deste ano, para R$ 7,18 bilhões, em outubro, segundo dados do Banco Central (BC).
Um empréstimo não consignado vai de 1,71% ao mês no Banco Safra a 20,14% ao mês na Crefisa. Na Caixa Econômica Federal 3,78%; no Banco do Brasil, 5,28%.
Institui ainda um grupo de trabalho no conselho para a criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, para discutir iniciativas em ampliar a transparência, e a redução de custos.
Arraste pra cima e veja todas as informações sobre as novas taxas do empréstimo consignado