Governos vão gastar mais dinheiro público com publicidade

Lined Circle
Lined Circle

Aprovação

O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei (PL) 4.059/2021, que muda o limite de gastos com propaganda do governo em anos eleitorais.

Lined Circle

Mudança

O texto propõe a mudança na forma de cálculo para determinar quanto os governos federal, estaduais e municipais podem gastar com publicidade no primeiro semestre de anos eleitorais.

Lined Circle

Aumento das despesas

O projeto permitirá ao governo federal, por exemplo, um aumento de R$ 25 milhões nessas despesas ainda este ano. O texto segue para sanção presidencial.

Votação

O texto começou a ser discutido há duas semanas. Na semana passada foi feito um acordo, após forte divergência, para que a votação ocorresse nesta terça-feira. Foram 38 votos favoráveis e 29 contrários.

Divergência

O senador Jaques Wagner (PT-BA) abriu a divergência, manifestando estranhamento com o fato de a iniciativa não ter surgido em momento anterior â pandemia. E que das eleições, ocorrerão a menos de cinco meses.

Segundo o relator

O relator do projeto, e líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), afirmou que o projeto corrige uma distorção provocada pela pandemia e, de quebra, ajuda o setor publicitário.

O Projeto

Pela legislação atual, o poder público deve se limitar, no primeiro semestre do ano eleitoral, a um valor equivalente à média dos gastos com propaganda nos primeiros semestres dos três anos anteriores. O projeto muda esse cálculo.

Gastos públicos

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre a aprovação do Projeto de Lei