A inscrição no Cadastro Único é um requisito fundamental para entrar no Auxílio Brasil e em outros programas sociais do governo federal.
Ele não garante que a família será selecionada para o Auxílio Brasil. O processo de seleção ocorre mensalmente, quem for selecionado receberá um comunicado oficial.
Mesmo a família estando inscrita no CadÚnico, com dados atualizados e elegíveis, não resulta na imediata concessão do Auxílio Brasil; é preciso atender aos outros requisitos .
As famílias com dados inconsistentes no Cadastro Único poderão ser impedidas de ingressar no programa até que sejam sanadas as inconsistências identificadas.
A atualização só pode ser feita em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família.
É possível saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado.
Todas as famílias já beneficiadas pelo Bolsa Família serão incluídas automaticamente no Auxílio Brasil, sem a exigência de recadastramento. Os pagamentos seguirão o calendário habitual do Bolsa Família.
O valor médio do benefício será de R$ 217,18 mensais em novembro. Segundo o governo, o valor representa um aumento de 17,84% no tíquete médio pago até então no Bolsa Família (R$ 190).
Arraste pra cima e veja sobre quem irá receber o CadÚnico e o Auxílio Brasil