Golpe do Auxílio Brasil continua circulando

Lined Circle
Lined Circle

Alerta!

Nas últimas semanas, foram identificados cerca de 17 sites utilizando indevidamente o nome do programa “Auxílio Brasil” para aplicar golpes.

Lined Circle

Como funciona o golpe?

O golpe é um phishing, método bastante explorado pelos cibercriminosos, principalmente pelo alto poder de disseminação.

Lined Circle

Como funciona o golpe?

Em alguns dos sites eles já incluem o botão compartilhar como condição para receber o falso benefício, que é para induzir a vítima a propagar o golpe mais facilmente.

Como funciona o golpe do Auxílio Brasil?

Uma mensagem chega ao dispositivo da vítima dizendo que ela tem direito ao benefício do Auxílio Brasil, prometendo inclusive valores até seis vezes maior que o valor real.

Como funciona o golpe?

Ou então a vítima recebe uma mensagem com um link para que consulte se possui direito ao benefício, bastando inserir alguns dados para fazer a falsa verificação.

Golpe do Auxílio Brasil

Essas mensagens têm sido disseminadas majoritariamente via WhatsApp, mas também é possível que cheguem via SMS ou e-mail.

Coleta de dados

Os dados coletados neste golpe geralmente são utilizados posteriormente.

Coleta de dados

Então, caso a pessoa tenha preenchido esse cadastro, é preciso ficar atento a qualquer movimentação estranha no dispositivo ou utilizando seu nome

Cuidado para não cair em golpes!

Um dos requisitos para ter acesso ao benefício é, obrigatoriamente, estar no Cadastro Único e este cadastro só pode ser realizado presencialmente.

E mais...

Na dúvida, consulte as informações nos canais oficiais e não compartilhe mensagens, pois mesmo que sem intenção, pode contribuir para que outras pessoas caiam no golpe.

Como se proteger de golpes?

– Duvide das informações compartilhadas na internet,  – Nunca informe dados - Tenha uma solução de segurança em seu celular

Veja todas as informações

Arraste pra cima e veja todas as informações e como se proteger de golpes na internet

Outros Stories

1.

2.

Fatura falsa: criminosos se passam pela Vivo