Consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e BPC  

Círculo traçado
Círculo traçado

Nova MP

O governo federal estuda uma MP para permitir a contratação de empréstimos consignados por beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC.

Círculo traçado

Auxílio

A alteração poderia irrigar as famílias do Auxílio Brasil com até R$ 30 bilhões em financiamentos. No caso do público do BPC, o potencial é calculado em R$ 19 bilhões.

Círculo traçado

Apresentação

Técnicos buscam fechar texto para que a proposta seja anunciada junto do pacote de medidas que deve ser apresentado ainda nesta quinta-feira (17) no Palácio do Planalto.

Anúncio

O anúncio também deve incluir a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio e o lançamento de um programa de microcrédito.

A Medida Provisória 

A MP também deve ampliar o limite do salário ou benefício que pode ser empenhado na prestação de uma operação consignada, de 35% para 40%.

Segundo o Ministro

O ministro da Cidadania,  disse à Folha que o crédito consignado seria um instrumento para dar acesso a crédito mais barato a quase 23 milhões de famílias contempladas pelos dois programas sociais.

Críticas

Entidades de defesa do consumidor e especialistas, por sua vez, criticam a iniciativa por abrir a porteira para maior endividamento de uma parcela da população que já depende de transferências do governo para arcar com suas despesas básicas.

Estudo de nova MP

Arraste pra cima e veja tudo sobre o estudo de uma nova MP