Caí no golpe do PIX: e agora? Saiba o que fazer!

Círculo traçado
Círculo traçado

Golpe do PIX

Desde a criação dessa nova forma de transferir dinheiro pelo Banco Central, também vieram as novas tentativas de fraudes e golpes por parte de criminosos.

Círculo traçado

Golpistas

Isso acontece porque, muitas vezes, os criminosos se aproveitam da agilidade da transferência para receber e sacar o dinheiro imediatamente.

Círculo traçado

Como se proteger

Para se proteger de armadilhas, conheça alguns cuidados e saiba o que fazer caso tenha sido vítima do golpe do PIX.

O Pix é seguro?

O PIX, assim como as transações via TED e DOC, tem todas as suas informações utilizadas protegidas pelo sigilo bancário, baseado na Lei Complementar nº 105 e outras disposições presentes na Lei.

Golpes utilizando o Pix

O phishing é uma das formas mais comuns de roubos de dados. Este golpe geralmente acontece ao acessar links suspeitos, enviados de mensagens, e-mails e aplicativos de comunicação.

Caí em um golpe do PIX: e agora?

A primeira atitude a ser adotada é contatar imediatamente o banco ou instituição financeira utilizada para tentar bloquear a transação, ou reaver o valor transferido.

Caí em um golpe do PIX: e agora?

Para uma solicitação bem-sucedida de bloqueio, é necessário entrar em contato com o banco em até trinta minutos (durante o dia) ou uma hora (durante a noite).

Ressarcimento

Ainda assim, nem sempre todas as vítimas conseguem o ressarcimento do dinheiro em casos de golpe. Neste caso, o recomendado é recorrer ao Poder Judiciário ou o Procon.

Golpes do Pix

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre recorrer após cair em um golpe