Carros elétricos no Brasil: modelos mais baratos e incentivos fiscais explicam o sucesso

Foto: Redes Sociais ou Banco de Imagens

Em 2023, o Brasil registrou um avanço nas vendas de carros elétricos, quase 100% superior a 2022.

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Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacados 34.445 veículos elétricos no ano passado, contra 17.797 em 2022.

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Esse número representa uma participação de 2,1% no mercado total de automóveis no Brasil, que foi de 1,64 milhão de unidades em 2023.

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Em 2022, essa fatia era de apenas 1,1%. O Brasil se tornou o quarto maior mercado de carros elétricos da América Latina, atrás apenas de México, Chile e Colômbia.

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Segundo especialistas, há vários fatores que contribuem para esse cenário, como a oferta de modelos mais baratos, os incentivos fiscais entre outros. 

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Um dos principais fatores é a entrada de chineses no mercado brasileiro, oferecendo carros elétricos com preços mais acessíveis do que as marcas tradicionais. 

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A BYD, por exemplo, lançou em 2023 o e5, um sedã elétrico que custa R$ 159.900, o mais barato do segmento.

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Criação:  Isabel Santos

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