Mundo

Vulcão entra em erupção e governo evacua cidade na República Democrática do Congo

Um dos vulcões mais ativos da África, o Monte Nyiragongo, entrou em erupção neste sábado (22) na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, obrigando o governo a ativar o plano de evacuação da cidade.

O fornecimento de eletricidade foi cortado em Goma e vários moradores começaram a deixar suas casas em direção à fronteira com Ruanda, apurou a AFP. Os membros do Governo se reuniram com urgência para “discutir medidas urgentes a tomar agora”, segundo a porta-voz do governo Patrick Muyaya.

O vulcanologista Dario Tedesco, de Goma, disse à Reuters que a lava de Nyiragongo está chegando ao aeroporto daquela cidade. De acordo com Tedesco, uma nova fratura se abriu no vulcão e a lava está se movendo para o sul, na direção de Goma.

O vulcão de Nyiragongo têm 3.470 metros de altura e sua lava super fluida pode atingir velocidades de até 96 quilômetros por hora ao descer as encostas.

A última erupção do Nyiragongo foi em 17 de janeiro de 2002, matando 250 pessoas e deixando outras 120 mil desabrigadas depois que a lava cobriu quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista. Sua erupção mais mortal foi em 1977, quando mais de 600 pessoas morreram.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.