Negócios

Volume de pesquisas no Google pode prever o valor das criptomoedas, diz estudo

Foto: Geralt/Pixabay

Um estudo realizado pelos economistas Liu Yukun e Alesh Tsyvinski, da Universidade de Yale, sugere que o volume de pesquisa no Google pode prever os movimentos de preços futuros das criptomonedas mais importantes da atualidade: Bitcoin, ethereum e XRP.

O estudo, intitulado “Riscos e Ganhos de Criptomonedas” circulavam pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos, e, basicamente, afirma que os movimentos de preços em mercados de criptomonedas são um resultado direto do tipo de atenção recebida – uma métrica observável através do volume de pesquisa do Google.

O estudo também observa que criptomonedas não estão expostas a fatores macroeconômicos que afetam o mercado de ações. Por exemplo, sua faixa de risco de ganho é diferente dos metais preciosos e moedas fiduciárias.

Segundo o estudo, o mercado de criptomoedas é aceito por diferentes parâmetros, que giram principalmente em torno da atenção dos investidores. Seus resultados são baseados em um modelo financeiro chamado de modelo de avaliação de ativos de capital, ou CAPM; que “descreve a relação entre o risco sistemático e o ganho esperado para bens”.

Bossa Nova Investimentos lança fundo através da criptomoeda Security Token

Este modelo é normalmente usado com alta – os ativos de risco, e descobriu que “alta atenção dos investidores prevê grandes ganhos futuros ao longo de um período de 1-2 semanas para Bitcoin, uma semana para XRP e 1-6 semanas para ethereum.”

Usando esse modelo, os pesquisadores descobriram que um aumento no desvio padrão do volume de buscas do Bitcoin, no Google, levou a um aumento de 2,3% no preço da criptomoeda em um período de duas semanas. Da mesma forma, um aumento em um desvio padrão nos posts do Twitter sobre o BTC levou a um aumento de até 2,5% no período de uma semana.

Por outro lado, a atenção negativa dos investidores faz com que os preços caiam. Quando as pesquisas do Google por “Bitcoin Hack” aumentaram, seu preço caiu para 2,75% em uma semana.

Nesse sentido, a pesquisa conclui que: “Nossa principal conclusão é que de fato as criptomoedas representam uma classe de ativos que podem ser avaliados usando ferramentas financeiras simples. Ao mesmo tempo, as criptomoedas pertencem a uma classe de ativos radicalmente diferente das classes tradicionais.”

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.