Portal N10

Você sabia que alguns animais podem prever terremotos?

Alguns chegam a "prever" desastres naturais

Os animais podem sentir as mudanças químicas [nas águas subterrâneas] que ocorrem quando um terremoto está prestes a atingir. Isso, segundo os cientistas, pode ser a causa do comportamento estranho de alguns deles quando associados aos tremores.

Os pesquisadores começaram a investigar esses efeitos químicos depois de ver uma colônia de sapos deixar sua lagoa em L’Aquila, Itália, em 2009 – dias antes de um terremoto.

Eles sugerem que o comportamento animal poderia ser incorporado na previsão de terremotos. “Quando você pensa sobre todas as coisas que estão acontecendo com essas rochas, seria estranho se os animais não tivessem sido afetados de alguma forma.”

As descobertas da equipe foram publicadas no International Journal of Environmental Research and Public Health. Neste artigo, eles descrevem um mecanismo pelo qual as rochas estressadas na massa da terra liberam partículas que reagem com as águas subterrâneas.

Os animais que vivem nas águas subterrâneas ou próximos delas, são altamente sensíveis a qualquer alteração na sua química, para que possam sentir essas coisas antes que as rochas finalmente “deslizem” e causem um terremoto.

A equipe, liderada por Friedemann Freund da NASA e Rachel Grant, da Universidade Aberta do Reino Unido, espera que sua hipótese inspire biólogos e geólogos a trabalharem juntos, para descobrir exatamente como os animais podem nos ajudar a reconhecer alguns dos sinais indescritíveis de um iminente terremoto.

Comportamento dos cães

No entanto, pesquisadores de todo o mundo continuam perseguindo a ideia. Em setembro de 2003, um médico no Japão esteve nas manchetes com um estudo que indicou que o comportamento alterado dos cães, como latidos ou mordidas excessivas, poderia ser usado para prever terremotos.

Houve também exemplos em que as autoridades previram com sucesso um grande terremoto, com base em parte na observação de estranhas atitudes dos animais. Por exemplo, em 1975, autoridades chinesas solicitaram a evacuação de Haicheng, uma cidade com um milhão de pessoas, dias antes de um terremoto de magnitude 7,3. Apenas uma pequena parte da população foi ferida ou morta. Se a cidade não tivesse sido evacuada, estima-se que o número de mortes e lesões poderia ter excedido 150 mil.

7. As abelhas

abelha
Foto: Bosmanerwin / Pixabay

Além de produzir mel e lidar com a polinização, as abelhas também são capazes de determinar quando vai chover usando apenas a umidade no meio ambiente. Se você vê que uma área onde havia uma população de abelhas agora não possui mais esses insetos, tome todas as precauções para evitar que a chuva cause efeitos negativos em sua casa, é uma questão de tempo antes da tempestade chegar.

6. Gatos

gato
Foto: Butti_s / Pixabay

Se você vê que seu gato perde a calma e tenta sair da casa buscando refúgio ao ar livre, é hora de se preocupar, já que nossos amigos felinos podem sentir desastres horas antes de acontecerem. Os gatos mudam fortemente seu comportamento antes de um terremoto ou erupção vulcânica, pois não apenas capturam os sons, mas também mudanças na pressão ambiental e na deformação do solo, como se viu no terremoto e subsequente tsunami que afetou Japão em 2011.

5. Vacas

vaca
Foto: Christels / Pixabay

As vacas podem prever os terremotos com antecedência. Seis dias antes de um terremoto, as vacas reduzem a produção de leite, algo que também pôde ser visto na catástrofe de 2011 no Japão. Esta observação ocorreu em diferentes fazendas localizadas em áreas distantes do país e a causa seria no forte estresse sentido antes do desastre.

4. Albatroz

albatroz
Foto: Pixabay

Essas aves marinhas são excelentes para detectar mudanças na pressão atmosférica e da água, conseguindo detectar quando um furacão se formará. Sentindo a diminuição significativa da pressão, os albatrozes voam para o refúgio.

3. Elefantes

elefante
Foto: Designer Point / Pixabay

No tsunami que afetou as costas do Oceano Índico, especialmente a Tailândia e a Indonésia em 2004, foi possível ver como os elefantes recuaram e fugiram para zonas de maior altura antes das ondas chegarem ao continente. Esses animais gigantes têm uma orelha sofisticada capaz de detectar frequências imperceptíveis para os seres humanos.

2. Tubarões

tubarão
Foto: Derwerbpool / Pixabay

Os tubarões podem prever mudanças climáticas fortes , especialmente tempestades e furacões. Os sensores que perseguem esses animais detectaram que os tubarões são agrupados e nadam para áreas onde há uma mudança súbita de temperatura, exatamente onde a tempestade atingirá mais tarde. E sim, eles vão ao fundo do oceano para se protegerem.

1. Cães

cachorro cão cães
Foto: Jaclou-DL / Pixabay

O melhor amigo do homem é muito inteligente e tem sentimentos muito mais agudos do que as pessoas. Várias vezes mostrou-se que os cães conseguiram sentir os movimentos telúricos com antecedência, não importa se eles são pequenos ou se é um terremoto. No terremoto e no tsunami no Japão, muitos cães que estavam a mais de 2.300 quilômetros do epicentro mostraram mudanças abruptas no comportamento que revelaram um alerta.

Como você pode ver, esses animais capazes de detectar desastres naturais são mais eficazes do que as ferramentas complexas criadas pelos cientistas e talvez seja melhor se preparar para fugir quando os animais nos alertam do que aguardar a chegada do desastre sem tomar as precauções necessárias.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.