Curiosidades

Você sabe a diferença entre champagne, espumante, prosecco e lambrusco?

O espumante já se tornou o símbolo da comemoração em datas especiais, como aniversários, casamentos, réveillon… São muitas as ocasiões em que erguemos nossas taças para brindar em uma celebração, mas, muitas vezes, não sabemos ao certo quais são os diferentes tipos das bebidas que servimos ou ingerimos.

Você saberia dizer, por exemplo, a diferença entre um espumante e um lambrusco? Ou entre a champagne e o prosecco? Entenda mais sobre cada um deles e saiba qual é o ideal para a sua celebração!

O que é um espumante?

O espumante é um tipo de vinho que, em seu processo, passa por duas fermentações especiais: a primeira delas, que é igual para todos os vinhos, é a transformação do açúcar das uvas em álcool; já na segunda, são colocados fermentos no líquido, que são responsáveis pelas bolinhas gaseificadas.

A segunda fermentação pode ser feita em dois métodos: na própria garrafa, conhecido como método champenoise, que é o usado no champagne, ou o sistema charmat, feito em grandes cubas de aço inox, que é o utilizado em um dos espumantes mais clássicos do mundo, o Chandon.

Conheça as diferenças entre um espumante, um prosecco, um champagne…

Espumante: é um vinho rosé ou branco que é efervescente, contendo gás carbônico em sua composição. Todo champagne é um espumante, mas o contrário não é necessariamente verdade.

Champagne: o champagne também é um vinho rosé ou branco, mas ganha esse nome especial por ser produzido em Champagne, no norte da França. Por lei, apenas recebem esse nome os vinhos que são feitos nessa região e são produzidos, obrigatoriamente, com uvas pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

Lambrusco: é um vinho frisante feito principalmente à base de uva lambrusco. É um vinho mais doce, jovem e que tem sua origem na região de Emilia Romagna, localizada na Itália.

Prosecco: originalmente, o termo prosecco era utilizado para designar o tipo de uva nativa da Itália. Com o passar do tempo, esse passou a ser o termo usado para chamar todo vinho efervescente feito na região de Vêneto. Esse vinho possui uma fermentação diferente do champagne e é produzido através do sistema charmat, que utiliza tanques de inox.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.