Mundo

Vladimir Putin anuncia sanções contra Turquia

Vladmir-Putin
Foto: RIA NOVOSTI

(ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto neste sábado, dia 28, que impõe duras sanções econômicas contra a Turquia, após o abatimento de um caça russo na fronteira com a Síria nesta semana.

Com a medida, serão proibidas as importações de alguns produtos típicos turcos, assim como serão limitadas as atividades empresarias desse país na Rússia. A partir de 1° de janeiro, não poderão ser contratados serviços turcos.

Putin também ordenou o reforço, “por razões de segurança”, dos controles nos portos e sobre as atividades de condutores de caminhões turcos. As sanções são “temporárias” e permanecem válidas até que sejam revogadas pelo governo de Moscou. No ano passado, a Rússia importou o equivalente US$ 1,7 bilhão da Turquia.

Turquia

Medida foi anunciada horas após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, dizer que seu país “está realmente entristecido” com o episódio e deseja que não tivesse ocorrido. Esse foi o primeiro pedido de desculpas desde o abatimento do caça, na última terça-feira, o que ampliou a tensão entre os países.

Histórico

Forças de segurança turcas derrubaram um caça russo, deixando um piloto morto, após repetidas advertências, alegando que seu espaço aéreo foi invadido e sua soberania ferida.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.