[VÍDEO] Lendário vulcão Krakatoa entra em erupção na Indonésia

[VÍDEO] Lendário vulcão Krakatoa entra em erupção na Indonésia

abril 11, 2020 0 Por Rafael Nicácio

O vulcão Krakatoa, localizado no mar entre as ilhas de Java e Sumatra [na Indonésia], entrou em erupção na sexta-feira (10) à noite, após uma violenta explosão. De acordo com o serviço vulcanológico do país, a erupção resultou na emissão de lava e em uma coluna de fumaça e cinzas – que subiu até 15 km na atmosfera.

A explosão, que foi ouvida na capital, Jacarta, a 150 km do vulcão, foi a mais violenta desde dezembro de 2018, quando desencadeou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos na Indonésia.

Várias imagens gravadas durante a erupção foram divulgadas na internet:

Krakatoa é um dos vulcões mais famosos do mundo. Sua primeira erupção descrita em fontes históricas remonta ao ano de 416 a.C, quando, de acordo com o Livro dos Reis em Javanês, “o mundo inteiro ficou muito abalado” e a ilha formada pelo vulcão “desmoronou e afundou no chão mais profundo da terra”, causando um forte tsunami.

A erupção mais conhecida foi documentada em 1883. Como conseqüência dessa explosão, o cone do vulcão, que até então subia cerca de 2.000 metros acima do nível do mar, foi quase completamente destruído. A explosão, equivalente a 200 megatons de TNT, foi 10.000 vezes mais intensa que a da bomba de Hiroshima e gerou um tsunami de 30 metros. Dezenas de milhares de habitantes das ilhas vizinhas morreram no desastre e as partículas emitidas na atmosfera fizeram o planeta esfriar em 0,4 ºC. Seus efeitos foram notados em lugares tão distantes quanto a Noruega, onde o céu estava tingido de uma cor avermelhada, fenômeno que Edvard Munch capturou em sua famosa pintura “O Grito”.