Notícias

Viajar de avião estando resfriado pode ser perigoso

Durante o inverno surgem muitas dúvidas sobre as doenças mais comuns dessa época, como gripes, resfriados e inflamações na garganta. Mas, o que fazer se uma delas chegar antes de uma viagem de avião? Durante um voo, muitas pessoas sentem um mal-estar principalmente nos ouvidos, mas quando o passageiro está gripado ou resfriado, há uma chance dessa sensação causar um desconforto ainda maior.

Para entender o que acontece com o nosso ouvido durante o pouso e a decolagem é preciso compreender como funciona a equalização da pressão. Segundo, Heloísa Santos, otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o ouvido tem uma ligação com o nariz através da tuba auditiva, que é formada por músculos envolvidos na mastigação e deglutição, ou seja, quando mastigamos ou engolimos, também abrimos e fechamos a ligação para o ouvido.

“Durante o pouso em um avião, a pressão atmosférica vai aumentando e a do ouvido acaba ficando menor, gerando aquele desconforto do ouvido tampado. Uma das melhores formas de melhorar essa sensação é mastigar, pois assim a tuba auditiva irá abrir e fechar, equalizando a pressão de dentro do ouvido com a atmosférica”. Mas a médica alerta que, se estivermos com alguma gripe ou inflamação, isso pode piorar. “Se existe algum tipo de secreção ou obstrução na tuba auditiva, ouvido ou nariz, como nos resfriados, esse sistema fica prejudicado, podendo causar dor, vertigem, zumbido, perda auditiva temporária ou até mesmo a ruptura do tímpano, gerando sequelas permanentes.”

Além das alterações de pressão, a umidade e o oxigênio dentro do avião também contribuem para a piora de diversas doenças. O ideal é sempre consultar o médico otorrinolaringologista para avaliar se é possível viajar de avião ou não.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.