Tecnologia

Verificação em duas etapas: saiba como usar esta importante ferramenta de segurança digital

Alguém te liga e se passa por uma grande empresa que você confia, pede para confirmar seus dados e solicita o código que acabaram de enviar por SMS para o seu celular, para que você possa participar de uma promoção ou receber um grande prêmio.

Aparentemente tudo certo, não é? Se não fosse o fato de que muitos golpes estão sendo feitos usando essa tática e, ao solicitar o código, o golpista tem acesso a todos os contatos e mensagens antigas do celular da vítima, através do aplicativo WhatsApp.

De acordo com o DFNDR Lab, um órgão especializado em segurança digital, o número de golpes da modalidade da falsa oferta de emprego pelo WhatsApp aumentou 174%, entre janeiro e outubro de 2019, na comparação com o mesmo período em 2018. Em outro levantamento, realizado por uma startup que desenvolve ferramentas para celulares, cerca de 8,5 milhões de brasileiros sofreram clonagem do WhatsApp no ano passado.

Sylvia Bellio, CEO da it.line (eleita por quatro anos consecutivos o maior canal de vendas da Dell no Brasil), explica que essas situações têm crescido muito no Brasil porque muita gente não mantém seus celulares protegidos. Ela lembra que a prevenção pode ser feita de maneira simples, através da verificação por duas etapas no app.

“A verificação em duas etapas é um procedimento que garante a segurança de suas informações. Além de solicitar o código, o falsário terá que descobrir uma outra senha, que é o segundo passo da verificação e foi criada pelo proprietário da conta, impossibilitando que o golpe seja concluído”, explica Sylvia.

A especialista pontua também que os crimes são concluídos com sucesso por falta de conhecimento do usuário sobre os golpes por celular. Portanto, ela defende que alertar a população sobre essa situação recorrente é de completo interesse público.

Outras redes

Onavo facebook
Foto: Geralt / Pixabay

Usar a verificação em duas etapas é uma prática muito utilizada para garantir que o seu dispositivo fique protegido caso ele esteja logado em algum computador compartilhado ou conectado em redes públicas de Wi-Fi. Além do WhatsApp, outras redes já contam com a verificação em duas etapas, como é caso do Facebook e o Gmail, da Google.

“No caso do Facebook, a autenticação em duas etapas também é um bônus para quem administra páginas na rede social, como as de lojas e empreendimentos, pois garante a segurança da informação e previne que ninguém terá acesso aos dados do chat com clientes e agendamento de postagens, por exemplo”, argumenta a CEO da it.line.

“Já em relação ao Google, uma só conta no Gmail pode vincular seu e-mail pessoal, conta no YouTube, acesso a hangout para reuniões e toda as funções que são disponibilizadas através dele. Além disso, a verificação em duas etapas do Google é ainda mais completa, pois gera um código diferente para cada novo dispositivo acessado, que é enviado por SMS para o seu número de telefone cadastrado, dando ainda mais segurança para sua conta”, finaliza Sylvia.

Se você foi vítima de acesso inadequado de alguma dessas redes sociais ou quer evitar qualquer uso indevido, confira as dicas de Sylvia Bellio:

  • Solicite a verificação da conta via SMS no WhatsApp no caso de fraude: “Essa solicitação deve ser feita pelo próprio aplicativo e você receberá um código de 6 dígitos via SMS. Assim, se qualquer indivíduo estiver logado em seu WhatsApp, ele será desligado de maneira automática”;
  • Se você foi vítima de um golpe, conte para pessoas próximas que a situação aconteceu: “Dessa forma, você evita que qualquer conhecido ou pessoa próxima passe informações confidenciais ou até mesmo faça depósitos ou transferências bancárias”;
  • Lembre-se de sempre manter suas informações atualizadas: “O Facebook e o Google possuem campos de telefone e até mesmo e-mail alternativo e é preciso que esses dados estejam atualizados caso você precise acessá-los de outra maneira ou receber alguma confirmação, como uma nova senha de acesso”;
  • Em caso de utilização de computadores compartilhados: “Lembre-se sempre de não salvar sua senha e também de deslogar, ou seja, de sair de todas as contas por completo quando terminar o uso”;
  • Ative a confirmação em duas etapas em tudo que for possível: “Assim, seus dados estarão ainda mais protegidos e fraudes podem ser evitadas”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.