Notícias

Vereadora aciona MP e Defensoria sobre falta de vagas em creches de Natal

A vereadora Professora Eleika Bezerra (PSDC-RN) protocolou uma representação junto ao Ministério Público do Rio Grande do Norte contra a Prefeitura Municipal de Natal, na última quarta-feira (18). O documento pede que o órgão investigue a situação de falta de vagas em que se encontra o atendimento de Ensino Infantil em Natal, em especial, as creches. Da mesma forma, também foi entregue documento de igual teor à 10ª Defensoria Pública do Estado/Núcleo de Defesa de Tutelas Coletivas, na manhã desta sexta-feira (20), para que o órgão apure os fatos e tome providências.

A parlamentar afirma que conseguir uma vaga em uma unidade da rede pública não é tarefa fácil, muito menos quando se trata da faixa etária de 0 a 3 anos atendida pela creche. “A demanda cresce significativamente a cada dia, sendo necessária a realização de sorteio (Portaria 191/2015, de 09.11.15, publicado no DOM do dia 18.11.15), como é o caso do nosso município de Natal, para o preenchimento das vagas disponíveis. As crianças não-contempladas geralmente são inseridas em uma lista de espera que pode demorar anos ou nem consumar atendimento”, explica Eleika.

Para conseguir fazer valer o direito previsto na legislação brasileira, na qual a Constituição Federal prestigia a Educação Infantil, como forma de propiciar o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade, o atendimento em creches e unidades de pré-escola (artigo 208, inciso IV, CF), muitas mães têm recorrido à Justiça. Com decisão favorável na maioria das vezes, esta tem sido para alguns, a única forma de acesso às creches públicas municipais.

A falta de informação, porém, prejudica algumas famílias que não têm o conhecimento sobre o direito garantindo constitucionalmente que lhes resguarda e que deve ser respeitado e efetivado pelo Poder Público. A vereadora Eleika Bezerra relembra que, “mesmo não sendo obrigatória – para as famílias – a matrícula de crianças de 0 a 3 anos nas escolas de Educação Infantil, o direito à vaga é estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que o Município tem o dever de garantir Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, para todas as crianças até cinco anos de idade, em especial, aquelas cujos pais têm interesse e necessidade de manter um filho em ambiente escolar”.

Segundo a representação feita pela vereadora, apenas em dois dos três Centros Municipais de Educação Infantil localizados no bairro de Mãe Luiza, a lista de espera por matrículas na faixa etária de 0 a 3 é de 102 crianças. “Nós entendemos que a situação do País não é das melhores atualmente, mas é preciso que o poder público encontre alternativas para contemplar estas crianças. Essas crianças têm direito à educação e o momento delas é agora e não daqui a uns anos”, disse Professora Eleika, acrescentando que, atualmente, 4.770 crianças entre 0 e 3 anos de idade são atendidas pela rede pública de ensino de Natal, o que equivale a 10,7% do total de 44.474 crianças nesta faixa etária, segundo projeção da população de 0 a 3 anos para 2016.

Para a parlamentar, a escola tem como dever contribuir com o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. E, além desta necessidade que é uma realidade na maioria dos lares brasileiros, investir na primeira infância significa a redução da violência, da criminalidade e da mortalidade infantil. “Cada vez mais, e estudos comprovam isso, temos a certeza de que crianças que frequentaram boas escolas desde os primeiros anos de vida tornaram cidadãos com menos propensão ao álcool e outras drogas, à criminalidade e à violência. É preciso, portanto, que a prioridade à Educação deixe de ser discutido e passe a ser tratada como tal. Investir em Educação Infantil significa investir em capital humano”, conclui Eleika Bezerra.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O direito à creche foi discutido também durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (19). A audiência proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL/Livres) reuniu educadores, estudantes e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Juventude e Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) que debateram sobre a ampliação do número de creches para acolher crianças na Educação Infantil, assim como a importância de a criança ser inserida no ambiente escolar já nos primeiros anos de vida.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Um Comentário

  1. Espero que isso seja resolvido. Estou procurando uma vaga no CMEI da Zona Norte para minha filha e não encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.