Copa do Mundo, Destaques

Vencendo só adversários com “C” desde a Copa de 2010, Brasil busca reabilitação contra Costa Rica

Brasil e Costa Rica copa do mundo 2018
(Crédito: Pedro Martins/Mowa Press)

O Brasil irá disputar nesta sexta-feira (22) a sua segunda partida pela Copa do Mundo da Rússia. Após empatar com a Suíça na estreia, os comandados de Tite precisam vencer a Costa Rica para ficarem em posição mais confortável em seu grupo.

Acontece que um tabu persegue a seleção brasileira desde a Copa de 2010, na África do Sul. De lá para cá, o Brasil venceu apenas adversários que têm o nome iniciado pela letra “C” em Copas. Se a escrita for mantida, o Brasil vencerá a Costa Rica, nesta sexta. O problema é que o próximo adversário do Brasil é a Sérvia, que não começa com “C” e um resultado que não seja a vitória pode complicar a situação dos brasileiros na competição.

O tabu da letra “C” começou na estreia do Brasil na Copa de 2010, contra a Coreia do Norte. Vitória por 2 a 1 e a escrita tinha início naquele momento. Na segunda rodada, vitória por 3 a 1 contra a Costa do Marfim. Pela última rodada da fase de grupos, empate por 0 a 0 com Portugal e a escrita era mantida. Nas oitavas, vitória contra o Chile por 3 a 0. A eliminação veio contra a Holanda, nas quartas, após derrota por 2 a 1. Cinco jogos na competição e três vitórias: todas contra equipes que o nome começa com a letra “C”.

brasil e alemanha 7 a 1 mineirão copa 2014

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Copa de 2014, no Brasil, e o tabu continuou. Na estreia, vitória contra a Croácia por 3 a 1. Na segunda partida, empate com o México em 0 a 0. Finalizando a primeira fase, vitória sobre Camarões por 4 a 1. Nas oitavas, novamente o Chile. Mesmo sem vencer a partida, a seleção brasileira se classificou após empatar no tempo normal e derrotar os chilenos nos pênaltis. Nas quartas, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1. Na semifinal, contra a Alemanha, o inesquecível 7 a 1 e, na disputa pelo terceiro lugar, outra derrota para um adversário que não começa com “C”. Desta vez, um 3 a 0 para a Holanda. Ao final, sete jogos e três vitórias: todas contra adversários que têm o nome iniciado com “C”. Se prepara Costa Rica. Você é a próxima!

Contra os costarriquenhos, a seleção brasileira irá entrar em campo com praticamente a mesma equipe que empatou com a Suíça, por 1 a 1, na estreia. Alisson, Fagner (substitui Danilo), Miranda, Thiago Silva, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Com uma formação ofensiva, o Brasil promete ir para cima da Costa Rica para sair com a vitória.

Confirmado por Tite, Neymar causou apreensão nos brasileiros nesta semana. Na última terça-feira (19), o atacante abandonou treino da seleção, em Sochi, mancando e com aparente dor no pé direito, o mesmo que foi operado em março. Segundo os médicos, as dores foram ocasionadas pelo alto número de faltas sofridas por Neymar na partida contra os suíços. Foram dez faltas em cima do camisa dez brasileiro.

A partida desta sexta-feira (22) também poderá marcar o encontro de dois futuros companheiros de time. Alisson, goleiro do Brasil, e Keylor Navas, goleiros da Costa Rica, poderão se tornar colegas ao final da Copa do Mundo. Alisson, atualmente na Roma, é alvo de interesse do Real Madrid, onde joga Keylor Navas.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.