Mundo

Vaticano prepara manual para dar transparência aos balaços financeiros da Igreja

ss-130227-pope-departure-12.ss_full

O Vaticano preparou um manual de políticas de gestão financeira que entrarão em vigor a partir de 1° de janeiro de 2015 e que permitirão maior “coerência e transparência nos balanços financeiros”.

O manual tem por objetivo  “adaptar as práticas de gestão financeira aos princípios internacionais e apoiar as administrações [do Vaticano] na elaboração de relatórios financeiros coerentes e transparentes”, escreveram numa carta dirigida ao pessoal do Vaticano os principais responsáveis econômicos do Estado, os cardeais Georges Pell e Reinhard Marx.

A partir de janeiro, todas as administrações do Vaticano deverão “preparar um balanço econômico e financeiro de modo coerente e transparente” e que “seja completo”, sublinham os cardeais.

As novas políticas “fornecerão assim uma clara referência das competências e das responsabilidades daqueles a quem são confiados os recursos da Igreja”, consideram.

A administração do Vaticano vai lançar um vasto programa de formação para o pessoal e certificará seu balanço consolidado “por uma das principais sociedades de revisão a nível internacional”, indica ainda a carta.

O papa Francisco continuou a reforma iniciada pelo seu predecessor, Bento XVI, no sentido de uma maior transparência e responsabilidade nas instituições financeiras, reorganizando a Curia (o governo) e instituindo um “ministério da Economia” dirigido por Pell.

As informações são da Agência Lusa

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.