Variedades

Sonda Rosetta localiza robô Philae e se prepara para adeus

(ANSA) – Um mês depois de ter rompido a comunicação com Philae, a sonda europeia Rosetta reencontrou seu famoso robô e conseguiu fotografá-lo em uma fenda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

O equipamento foi registrado pela Osiris, a câmera de alta resolução da Rosetta, em um momento em que se achava que o Philae jamais seria visto novamente. “Essa importante descoberta chega no fim de uma longa e acurada pesquisa. Estávamos começando a pensar que Philae tinha se perdido para sempre”, declarou o gerente da missão, Patrick Martin.

No último mês de julho, a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) havia cortado sua comunicação com o robô, após ter passado mais de um ano sem receber sinais. Em novembro de 2014, o Philae havia se tornado o primeiro equipamento a pousar em um cometa, em uma manobra sem precedentes na história da exploração espacial.

O reencontro visual entre Rosetta e Philae ajuda a entender por que o robô parou de emitir sinais. Escondido em uma fenda, ele não recebe a iluminação solar necessária para recarregar suas baterias. “Estamos muito felizes por finalmente termos fotografado Philae e por vê-lo em detalhes”, declarou a italiana Cecilia Tubiana, que faz parte da equipe da câmera Osiris.

Com o fim das buscas, a sonda se juntará ao robô na superfície do cometa no próximo dia 30 de setembro e desligará seus instrumentos em definitivo, mas não antes de enviar imagens inéditas do astro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Incenso Caseiro para Relaxar ao Ar Livre! Turbine o Crescimento do seu Cabelo: Dicas Infalíveis! O Charme Atemporal da Estampa de Oncinha Prevenindo Lesões Durante Exercícios Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.