O outono é uma época do ano famosa e bonita, pois as folhas mudam de cor e criam um fundo deslumbrante de laranja, vermelho e amarelo para todas as nossas fotos do Instagram . No entanto, o que realmente está acontecendo com as árvores e plantas para causar essa mudança?
Durante a maior parte do ano, as folhas permanecem verdes por causa do pigmento clorofila, usado na fotossíntese. A clorofila absorve os comprimentos de onda verde e amarelo da luz solar, mas não a luz verde, que é refletida de volta. A clorofila ajuda a transformar o dióxido de carbono e a água em açúcares que alimentam a árvore. No entanto, durante o outono, as árvores fotossintetizam menos e recuperam o máximo de nutrientes possível de suas folhas.
À medida que a fotossíntese diminui nos meses de outono, as árvores param de produzir clorofila. Sua cor verde costuma mascarar os demais compostos coloridos que estão presentes nas folhas durante todo o ano. Uma queda nos níveis de clorofila significa que esses outros pigmentos coloridos, incluindo flavonóis amarelos e xantofila e carotenóides laranja, são revelados.
As antocianinas também são produzidas por certas espécies de árvores, mas apenas no outono, e estas produzem as cores vermelha e roxa das folhas. As antocianinas ajudam a proteger as folhas da luz solar uma vez que a clorofila se foi.
Cada pigmento está presente em quantidades variadas em cada folha, de modo que uma árvore terá toda uma gama de tons. A clorofila é reabsorvida pela árvore antes que a folha caia, então, quando a primavera chegar no ano seguinte, as plantas não precisam fazê-lo novamente do zero.
Um hormônio chamado auxina também é produzido pelas árvores durante todo o ano. Enquanto a produção desse hormônio permanecer estável, as folhas permanecem conectadas à árvore. À medida que a queda progride, a produção de auxina diminui, e isso desencadeia o alongamento das células para formar o que é conhecido como camada de abscisão. Essa camada de células entre onde o talo da folha se une ao caule impede que a base da folha receba mais água e retém os resíduos químicos para evitar que sejam levados pela árvore.
A diminuição da auxina junto com o aumento de outro hormônio, o etileno, é responsável pela queda das folhas. À medida que a folha morre lentamente, a clorofila é reduzida e as cores do outono brilham. Eventualmente, o peso da folha ou o vento fará com que ela caia à medida que o ano avança.
O clima e a temperatura podem influenciar tanto a cor das folhas quanto o tempo que elas levam para cair. Um verão indiano seguido por noites mais frias garantirá que as folhas permaneçam fotossintetizando por mais tempo e depois caiam mais rapidamente. Quantidades variadas de açúcares nas folhas também podem mudar a cor, com mais açúcares produzidos por mais luz solar criando folhas mais vermelhas nos meses de outono.
Sei que muita gente tem o tique de querer juntar as folhas caídas no chão e colocá-las em sacos de lixo. Mas, não faça isso: elas ainda contêm nutrientes e podem fornecer uma série de benefícios úteis para o seu terreno, gramado ou a vida selvagem local.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.