Variedades

Poluição do ar está tornando os ossos humanos mais frágeis, diz estudo

Alarmante: pesquisadores descobriram que, à medida que a poluição aumenta, a densidade mineral óssea diminui em todas as áreas do corpo - incluindo pescoço, coluna vertebral e quadril

A poluição está tornando os ossos humanos mais frágeis, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York. A pesquisa descobriu uma relação preocupante entre níveis mais altos de poluição do ar e perda óssea mais rápida através da osteoporose, uma condição esquelética crônica que torna os ossos mais frágeis e propensos a quebrar.

O risco de osteoporose aumenta com a idade e é particularmente comum em mulheres na pós-menopausa. A pesquisa envolveu um grupo diverso de 9.041 mulheres, com dados coletados ao longo de seis anos, com foco na densidade mineral óssea: um indicador indireto de osteoporose e risco de fratura.

Usando endereços residenciais para estimativas de óxido nítrico, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e material particulado PM10 (poluição inferior a 10 micrômetros, o diâmetro de um glóbulo vermelho), os pesquisadores descobriram que, à medida que a poluição aumentava, a densidade mineral óssea diminuía em todas as áreas do corpo – incluindo pescoço, coluna vertebral e quadril.

Nossos resultados confirmam que a má qualidade do ar pode ser um fator de risco para a perda óssea, independentemente de fatores socioeconômicos ou demográficos“, diz o cientista biomédico Diddier Prada, da Universidade de Columbia.

Poluição do ar está tornando os ossos humanos mais frágeis
Raio X de um tórax humano. (Tridsanu Thophet/EyeEm/Getty Images)

Estudos anteriores mostraram uma associação entre piores níveis de poluição do ar e um risco maior de fraturas ósseas, bem como uma maior perda óssea ao longo do tempo. Esta pesquisa acrescenta dados sobre mulheres na pós-menopausa em particular e diferentes misturas de poluição do ar.

Em particular, Prada e seus colegas destacaram a relação entre nitrogênio e a coluna vertebral. Um aumento de 10% desse tipo de poluição ao longo de três anos foi associado a uma perda anual média de 1,22% na densidade mineral óssea da coluna lombar, o dobro da quantidade calculada pela equipe devido ao envelhecimento normal.

De acordo com os pesquisadores, isso provavelmente ocorre devido à morte celular óssea causada por mecanismos, incluindo o estresse oxidativo, onde moléculas tóxicas do ambiente causam danos ao corpo.

Embora este estudo não seja suficiente por si só para provar uma relação causal – que a poluição do ar está definitivamente levando à perda óssea – considerando a massa de pesquisas que estão sendo feitas, parece ser uma hipótese cada vez mais plausível.

Também vale lembrar que, embora este estudo tenha se concentrado em mulheres na pós-menopausa, os participantes envolvidos cobriram uma ampla gama de grupos étnicos, locais, estilos de vida e origens socioeconômicas, tornando mais provável que os níveis de poluição do ar fossem a causa subjacente da perda óssea.

Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da conscientização sobre os efeitos da poluição do ar na saúde humana, especialmente na saúde óssea. É crucial que medidas sejam tomadas para reduzir a poluição do ar, promovendo fontes de energia limpa (por exemplo).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Incenso Caseiro para Relaxar ao Ar Livre! Turbine o Crescimento do seu Cabelo: Dicas Infalíveis! O Charme Atemporal da Estampa de Oncinha Prevenindo Lesões Durante Exercícios Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.