Variedades

Música latina cresce no YouTube em 2017

Muito além do Despacito. O ano de 2017 é, sem dúvida, da música latina e o YouTube tem desempenhado um papel fundamental ao permitir que artistas como Luis Fonsi, Daddy Yankee, Ozuna, J Balvin, Maluma, e outros mais alcancem uma audiência mais ampla do gênero. No início de 2016, apenas cinco vídeos de música latina tinham atingido um bilhão de visualizações. Hoje, são 20 vídeos com mais de um bilhão de visualizações.

“Despacito” foi uma das maiores histórias de sucesso de 2017 e é o primeiro e único vídeo a alcançar mais de 4 milhões de visualizações no YouTube. Além disso, os artistas latinos representam seis dos dez maiores vídeos lançados em 2017 no YouTube. Ainda esse ano, o YouTube produziu recentemente um documentário com Ozuna, uma das maiores estrelas em ascensão da música latina, que recentemente lançou seu álbum de estréia e seus vídeos já possuem mais de 4,9 bilhões de visualizações em YouTube.

A explosão da música latina é evidente com uma lista cada vez maior de estrelas do pop fazendo colaborações com artistas latinos, em vídeos com Beyonce, Justin Bieber, Fifth Harmony, French Montana, Chris Brown, Little Mix, Alesso, e Major Lazer, todos com grandes números de visualizações em todo o mundo.

“O enorme sucesso da música latina no YouTube em 2017 mostra o verdadeiro poder de alcance global da plataforma”, disse Lyor Cohen, head global de música do YouTube. “É incrível ver os artistas latinos construírem uma base de fãs no mundo todo”.

“A música é um vínculo comum que conecta nossos usuários emocionalmente e culturalmente”, disse Sandra Jimenez, Head de Música, LATAM, YouTube & Google Play Music. “O YouTube não tem fronteiras e é emocionante ver a música latina ressoar não apenas com os usuários latinos, mas com fãs em todo o mundo”.

Os números a seguir mostram o grande crescimento da música latina no YouTube em 2017, ultrapassando as fronteiras e atingindo uma audiência global.

Crescimento Explosivo (em números) da Música Latina no YouTube em 2017:

  • 45 dos Top 100 vídeos de música mais vistos no YouTube, este ano, tem artistas latinos.

  • Mais de 1/3 das faixas apresentadas na parada semanal de música do YouTube apresentam artistas latinos.

  • Ao longo dos últimos dois anos, as visualizações diárias dos top 100 artistas latinos no YouTube cresceram mais de 75%.

  • Em todo o mundo, a contagem diária dos principais artistas latinos disparou desde o ano passado, crescendo 316% na Índia, 268% na Indonésia, 257% nas Filipinas, 206% no Egito, 150% em Israel, 120% nos Estados Unidos Reino e 116% na Austrália.

  • 1/4 dos top 100 vídeos de música mais vistos de todos os tempos possuem artistas latinos.

Destaques de artista / música:

  • “Despacito” foi o primeiro (e único) vídeo na história do YouTube a atingir 4 bilhões de visualizações, em apenas 272 dias.

  • “Despacito” é atualmente o vídeo mais visto do ano em mais de 50 países, incluindo México, Alemanha, Portugal, Grécia, El Salvador, Espanha, Líbano, Croácia e Itália.

  • O vídeo de J Balvin e Willy William, “Mi Gente” atingiu 1 bilhão de visualizações em apenas 102 dias, tornando-se o 4º mais rápido na história para alcançar o marco.

  • “Mi Gente” ainda provou ser um sucesso global, tendo altas visualizações em países como México (298 milhões), Estados Unidos (122 milhões), Brasil (54 milhões), França (26 milhões), Reino Unido (16 milhões ), Índia (9,2 milhões), Israel (6,7 milhões), Marrocos (5 milhões), Austrália (3,7 milhões), Tailândia (3,3 milhões), Vietnã (1,9 milhões) e Japão (1,4 milhão).

  • “Chantaje” da Shakira continuou sendo uma das músicas internacionais favoritas nesse ano, sendo uma das 10 canções mais tocadas no YouTube em países europeus como Portugal, Alemanha, França, Espanha, Itália, Grécia, Suécia e Croácia, assim como em vários países da América Latina. O clipe da música atingiu 1 bilhão de visualizações em apenas 140 dias, tornando-se o 6º mais rápido a atingir a marca.

  • Como um sinal do grande ano que seria para a América Latina, “Chantaje” ainda foi a música mais tocada no YouTube na véspera de Ano Novo do ano passado, ganhando 15,3 milhões de visualizações em um dia.

  • A cantora Shakira também tem os públicos dos Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Índia, Turquia, Alemanha, Reino Unido, Rússia e Vietnã dentro dos seus top 20 no YouTube.

  • Aproveitando seu alcance internacional, quatro vídeos com o cantor colombiano Maluma agora ultrapassaram 1 bilhão de visualizações. Fora da América Latina, ele possui altas visualizações de lugares como Estados Unidos (465 milhões), Itália (128 milhões), França (48 milhões), Alemanha (33 milhões), Reino Unido (29 milhões), Canadá (22 milhões), Israel (20 milhões), Marrocos (8,8 milhões), Índia (5,9 milhões), Japão (5,5 milhões), Austrália (4,8 milhões), Tailândia (3,8 milhões), Coréia do Sul (1,3 milhões).

  • Com mais de 2,2 bilhões de visualizações até agora este ano, 2017 já é o melhor ano de Ricky Martin na plataforma. Com os países latino-americanos, os Estados Unidos, Itália, Espanha, França, Romênia, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Portugal e Turquia compõem os 20 maiores públicos nesse ano. Os vídeos de Ricky Martin tem as maiores visualizações na véspera do Ano Novo, sendo que, no ano passado, as visualizações em seus vídeos chegaram a 14,8 milhões no mundo todo.

Alcance global:

  • A explosão latina não se limita aos países de língua espanhola. No início deste ano, “Sua Cara” – uma colaboração das artistas brasileiras Anitta e Pabllo Vittar com Major Lazer – ganhou mais “likes” nas suas primeiras 24 horas na plataforma do que qualquer outro vídeo musical na história do YouTube. O vídeo também teve 20,1 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, tornando-se uma das top 10 estreias de música do YouTube de todos os tempos.

  • Neste ano, os videos latinos alcançaram um bilhão de visualizações em ritmo recorde. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee, J Balvin, Willy William – Mi Gente (Vídeo oficial), Shakira – Chantaje (Vídeo oficial) ft. Maluma, Maluma – Felices los 4 (Vídeo oficial), Ricky Martin – Vente Pa ‘Ca (Vídeo oficial) ft. Maluma, CNCO – Reggaetón Lento (Bailemos), Daddy Yankee – Shaky Shaky | O Vídeo Oficial estão agora entre os top 25 vídeos que mais rapidamente alcançaram a marca.

  • As exportações latino-americanas têm acumulado visualizações na Espanha, com Shakira, Luis Fonsi, Ozuna, Maluma, Bad Bunny, J Balvin, CNCO e Nicky Jam, atualmente classificados entre os top 10 melhores artistas do país neste ano.

  • As visualizações globais dos artistas latinos continuam a quebrar recordes, com artistas como Shakira (6.4 bilhões), J Balvin (4.6 bilhões), Nicky Jam (3.9 bilhões) Bad Bunny (4.2 bilhões), CNCO (4.2 bilhões), Ricky Martin (2.2 bilhões), Pitbull (1,7 bilhões) e Wisin (1,5 bilhão).

  • O destaque do Reggaeton Bad Bunny já alcançou 4,2 bilhões de visualizações no YouTube neste ano, um aumento de 1090% em relação ao ano passado. Ele é atualmente o primeiro artista deste ano em seu país de origem, Porto Rico, local de nascimento do seu som característico.

  • Com os mega hits de Luis Fonsi e Daddy Yankee, J Balvin, Maluma, entre outros, alcançando um público maior para o gênero este ano, os artistas latinos estão ajudando a reformar a cultura.

Vídeos de música latina que entraram no grupo de vídeos que ultrapassaram um bilhão de views em 2017:

  1. Hasta el Amanecer – Nicky Jam | Video Oficial

  2. Shakira – Chantaje (Official video) ft. Maluma

  3. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee

  4. Joey Montana – Picky

  5. Ricky Martin – Vente Pa’ Ca (Official Video) ft. Maluma

  6. Daddy Yankee – Shaky Shaky | Video Oficial

  7. El Perdón – Nicky Jam y Enrique Iglesias [Official Music Video YTMAs]

  8. Chino y Nacho – Andas En Mi Cabeza ft. Daddy Yankee

  9. Maluma – El Perdedor (Official Video)

  10. CNCO – Reggaetón Lento (Bailemos)

  11. Carlos Vives, Shakira – La Bicicleta (Official Video)

  12. Maluma – Felices los 4 (Official Video)

  13. J Balvin, Willy William – Mi Gente (Official Video)

  14. Gente de Zona – La Gozadera (Official Video) ft. Marc Anthony

  15. Ricky Martin – La Mordidita (Official Video) ft. Yotuel

Seis dos top 10 vídeos lançados no YouTube em 2017 têm participação de artistas latinos:

  1. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee

  2. J Balvin, Willy William – Mi Gente (Official Video)

  3. Maluma – Felices los 4 (Official Video)

  4. Chris Jeday – Ahora Dice (Official Video) ft. J. Balvin, Ozuna, Arcángel

  5. El Amante – Nicky Jam (Video Oficial) (Álbum Fénix)

  6. Enrique Iglesias – SUBEME LA RADIO (Official Video) ft. Descemer Bueno, Zion & Lennox

Top 10 Vídeos Latinos de 2017:

  1. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee

  2. J Balvin, Willy William – Mi Gente (Official Video)

  3. Maluma – Felices los 4 (Official Video)

  4. Chris Jeday – Ahora Dice (Official Video) ft. J. Balvin, Ozuna, Arcángel

  5. El Amante – Nicky Jam (Video Oficial) (Álbum Fénix)

  6. Enrique Iglesias – SUBEME LA RADIO (Official Video) ft. Descemer Bueno, Zion & Lennox

  7. Wisin – Escápate Conmigo (Official Video) ft. Ozuna

  8. J. Balvin – Si Tu Novio Te Deja Sola ft. Bad Bunny

  9. La Rompe Corazones – Daddy Yankee Ft Ozuna (Lyric Video)

  10. Una Lady Como Tú – MTZ Manuel Turizo | Video Oficial

Top 10 vídeos latinos de todos os tempos:

  1. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee

  2. Enrique Iglesias – Bailando (Español) ft. Descemer Bueno, Gente De Zona

  3. Shakira – Chantaje (Official video) ft. Maluma

  4. Shakira – Waka Waka (This Time for Africa) (The Official 2010 FIFA World Cup™ Song)

  5. J. Balvin – Ay Vamos

  6. Ricky Martin – Vente Pa’ Ca (Official Video) ft. Maluma

  7. Romeo Santos – Propuesta Indecente (Official Video)

  8. Hasta el Amanecer – Nicky Jam | Video Oficial

  9. J Balvin, Willy William – Mi Gente (Official Video)

  10. Joey Montana – Picky

Fonte: Ketchum

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.