A criptomoeda Dogecoin, que surgiu como um meme da internet, caiu mesmo nas graças do empresário Elon Musk. Neste domingo (9), ele anunciou que a SpaceX, uma de suas empresas, irá lançar um satélite chamado “Doge-1” para a Lua no próximo ano.
O satélite tem a missão de adquirir “inteligência espacial lunar” usando câmeras e sensores a bordo. A missão foi paga com Dogecoin por uma empresa chamada Geometric Energy Corporation e o satélite será lançado em um foguete Falcon 9 no primeiro trimestre de 2022. “Tendo oficialmente pagado com Dogecoin um negócio dessa magnitude, a Geometric Energy Corporation e a SpaceX solidificaram a DOGE como uma unidade de conta para negócios lunares no setor espacial”, disse o CEO da Geometric Energy, Samuel Reid. A SpaceX confirmou a informação mas não revelou o valor que foi pago.
No comunicado, a empresa dá base para a criptomoeda e diz que ela será usada para todos os negócios lunares entre as duas empresas.
“Esta missão demonstrará a aplicação da criptomoeda além da órbita da Terra e estabelecerá a base para o comércio interplanetário”, disse o vice-presidente de vendas comerciais da SpaceX, Tom Ochinero. “Estamos animados para enviar o DOGE-1 para a Lua!”
Como surgiu a Dogecoin
A moeda digital surgiu inicialmente em 2013 como uma piada inspirada em um meme do cachorro Shiba Inu. A Dogecoin usa tecnologia blockchain semelhante ao Bitcoin e apresenta taxas de transação mais rápidas do que a maioria das criptomoedas.
“Por meio dessa transação, o DOGE provou ser uma moeda digital rápida, confiável e criptograficamente segura que opera quando os bancos tradicionais não podem e é sofisticada o suficiente para financiar uma missão comercial à Lua por completo.”, disse a empresa.
Valorização da moeda
A Dogecoin tem crescido muito nos últimos meses, sendo que só neste ano subiu mais de 14.000%, colocando-a como a quinta maior criptomoeda do mundo em capitalização do mercado. Na sexta-feira (7), a moeda atingiu um recorde ao alcançar uma capitalização de mercado de cerca de US$ 92 bilhões, após um aumento de mais de 26.000% em seis meses.
A grande valorização da moeda se deve ao seu principal garoto propaganda: Elon Musk. O bilionário da Tesla e CEO da SpaceX vive fazendo comentários sobre a Dogecoin em seu perfil do Twitter, e isso faz com que ela desperte o interesse dos investidores e tenha grandes oscilações de preço, tudo ao gosto de Musk.
Para se ter uma ideia, na noite do último sábado (8), Musk fez aparição no programa Saturday Night Live e, além de revelar que tem síndrome de Asperger, fez algumas piadas sobre a moeda meme e pregou cautela. Com isso, o preço do criptoativo despencou e, após anúncio de que enviaria a Dogecoin literalmente para a Lua, estancou a queda e voltar a subir.
Dogecoin para a Lua
O bilionário Elon Musk já havia falado sobre enviar a Dogecoin à lua, porém não foi levado a sério, já que a postagem foi publicada no dia primeiro de abril, o dia da mentira. “A SpaceX vai enviar literalmente um Dogecoin para a lua”, escreveu Musk.