A Diabetes é considerada uma endemia por muitos profissionais da saúde, e junto com outras doenças já se tornou a principal causa de óbitos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e é uma doença que atinge nove milhões de brasileiros segundo informações da pesquisa do IBGE de 2016.
Diabetes Mellitus é causada pela inoperância do pâncreas, fazendo com que o açúcar dos alimentos não seja processado da maneira correta, fazendo com que a produção de energia abaixe e o aumente o índice de açúcar no sangue, situações que debilitam a saúde de uma maneira geral.
Entre os principais sintomas destacam-se: muita vontade de urinar, boca seca, transpiração excessiva, cansaço, aumento ou perda brusca de peso, tontura, impotência sexual, ferimentos com cicatrização lenta, feridas que surgem por conta do diabetes e afetam os nervos, na maioria das vezes nos membros, nos rins e no coração.
A Diabetes ao contrario de outras enfermidades, não é uma doença única, e sim um conjunto de doenças que tem certas semelhanças, basicamente o aumento de glicose no sangue provocado por dois fatores, que caracterizam os tipos de Diabetes. A Diabetes Tipo 1 se caracteriza pela pouca produção de insulina através do pâncreas, nestes casos a doença ocorre normalmente na juventude, e por conta do indivíduo não produzir insulina ele necessita repô-la de algum jeito para poder queimar o açúcar no sangue (insulino -dependente) necessitando tomar o hormônio todos os dias e por toda a vida.
Já na Diabetes tipo 2, as células são resistentes a insulina e, neste caso, a doença acontece mais tarde, por volta dos 40 anos de idade e a pessoa não é insulino-dependente.
É frequente também a Diabetes Gestacional, que ocorre durante a gravidez e em grande parte dos casos ocorre pelo aumento de peso da mulher. Existem também outros tipos de Diabetes associadas a outras doenças como inflamação do pâncreas causada pelo alcoolismo e com o pâncreas sem funcionar a pessoa fica diabética.
Os fatores de risco são: obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, triglicérides e colesterol fora do controle, além de fatores externos como o desgaste emocional, gravidez sem acompanhamento de pré –natal e o uso de alguns medicamentos como os a base de cortisona.
O tratamento dependerá do tipo de diabetes que se adquire , no tipo 1 é imprescindível utilizar insulina todos os dias, para repor esse hormônio que falta no organismo. A supressão deste medicamento pode provocar uma reação muito perigosa à pessoa, podendo levar a morte. Já no tipo 2 não é necessário fazer uso de insulina, podendo ter os níveis de glicose controlados através de medicação via oral, sempre acompanhado de dieta alimentar e atividade física.
O diabetes não controlado pode provocar inúmeros males levando até a amputações, cegueira e morte.
Por mais que se explique sobre o diabetes, suas causas e consequências como alerta, é necessário salientar que nada substitui uma consulta médica e acompanhamento do quadro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.