A notícia da morte de David Miranda, ex-deputado federal do PDT-RJ, foi confirmada nesta terça-feira, (9) pelo seu marido, Glenn Greenwald, através do Twitter. David estava internado há nove meses na UTI tratando de uma infecção gastrointestinal.
Ex-deputado foi internado no hospital dia 6 de Agosto de 2022. Após isso, ficou internado na UTI da clínica São Vicente, localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Então, Miranda foi diagnosticado pelos médicos com infecção gastrointestinal generalizada, de acordo com Glenn.
Em publicação no Twitter, Glenn Greenwald confirma o falecimento de David Miranda:
Além disso, enquanto estava internado, seu quadro de saúde foi agravado por infecções sucessivas que progredira, desenvolvendo um quadro de septicemia.
O estado de saúde de David Miranda
Seu marido, Greenwald, por meio das redes sociais sempre estava atualizando o estado de saúde do ex-deputado. Em novembro de 2022, por exemplo, o jornalista afirmou que David Miranda se encontrava “em estado grave, mas estável“.
Durante esse período ele declarou que o diagnóstico clínico de seu marido era “extremamente dinâmico“, podendo mudar “radicalmente de um dia para o outro“.
“David pode passar uma semana mostrando melhorias consistentes que fazem nós e seus médicos acreditarem que ele está finalmente chegando perto de sair da UTI, apenas para complicações complexas e potencialmente perigosas surgirem sem aviso prévio, o que muda drasticamente nossa perspectiva e sua trajetória”, publicou.”
Em março deste ano, Glenn informou que seu marido estava lúcido. Além disso, na maior parte do tempo estava acordado e conseguia até mesmo conversar, embora tenha precisado passar por traqueostomia. No entanto, o jornalista enfatizou que o ex-deputado ainda estava conectado a uma máquina de ventilação mecânica para ajudá-lo a respirar.
Por conta desta internação, David Miranda acabou deixando a disputa eleitoral, pela qual estava concorrendo à reeleição para a Câmara dos Deputados. Por isso, seu marido e os outros familiares pediram à justiça eleitoral a renúncia de sua candidatura, sendo aceito de imediato.
Em dezembro, a câmara estabeleceu que uma junta médica fosse criada com o intuito de analisar o estado de saúde do político.
Por meio de uma entrevista à imprensa, Greenwald declarou que presenciar o marido naquele quadro era uma “tortura emocional“, ainda salientou que uma de suas esperanças era vê-lo fora da UTI. Contudo, isso infelizmente não aconteceu.
O primeiro homem abertamente gay eleito vereador na Câmara do Rio
David Miranda completaria 38 anos, nesta quarta-feira (10). Ele se foi deixando o seu marido e três filhos.
O Greenwald ainda afirmou “ele morreu em paz, cercado de nossos filhos, família e amigos“.
O corpo do ex-deputado irá para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro amanhã para ser velado. Contudo, ainda não revelaram o horário.
Eleito vereador do Rio de Janeiro em 2016, Miranda também ocupou o lugar do ex-deputado Jean Wyllys e assumiu o mandato em 2019, com 32 anos. Isso ocorreu depois que seu colega anunciou a desistência por conta de ameaças.
Um dos maiores sonhos do ex-deputado era se tornar pai.
“De longe, esse era o maior sonho dele, o que deu a Ele o maior orgulho e propósito foi ser pai. Ele era o mais dedicado e amável pai. Ele me ensinou como ser pai” revelou seu marido.
“David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Alguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar o seu legado: nossas crianças e nossas ONGs”, finalizou Glenn.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.