Nos primeiros momentos de ensinar a criança a desenhar o indicado é não corrigi-los e nem impor regras e muito menos técnicas de desenho. Apresente a eles diversos tipos de materiais. Além do lápis, a criança pode fazer desenhos e pinturas com lápis de cera, com hidrocor, e inclusive com pintura de dedo.
É importante que os desenhos feitos pela criança surjam com liberdade, porque ela quer, e não por obrigação. Não trave a criatividade da criança. A censura só irá limitar a criatividade da mesma nesta etapa.
A maioria das ideias das crianças podem ser expressadas em seus desenhos. As atividades plásticas e gráficas simbolizam uma autêntica linguagem para as crianças. Essas atividades ensinam a desenvolver as habilidades motoras, dando mais liberdade de expressão e enriquecendo seu mundo. O convívio com diferentes materiais irá estimular suas ideias e sua expressividade.
O desenho é fundamental para o desenvolvimento infantil, além de ser uma prática bem divertida, é uma maneira de se comunicar. Através dos desenhos a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não se expressa com outras linguagens.
Como ensinar a desenhar na educação infantil?
Quando estimulamos a criança a desenhar, estamos ajudando ela a desenvolver sua percepção, inteligência e emoção. A criança poderá contar com mais formas para se expressar e irá adquirir mais prática e experiências. A potencialidade criativa que uma criança possui é enorme, mas isso só é reconhecido quando lhe oferecem a oportunidade de colocá-las em prática.
Uma excelente maneira de estimular a criança a desenhar é lhe cedendo um espaço, um cantinho para pendurar seus desenhos. Dê a ela a opção de criar um ambiente para uma exposição dos seus desenhos. Dessa forma, quando houver visitas de amigos e familiares, eles poderão visualizar a exposição.
E, para começar, você pode baixar desenhos para desenhar. Assim, a criança pode começar apenas colorindo.
O desenho e o desenvolvimento infantil
Você tinha conhecimento de que crianças entre 1 ano e 1 ano e meio já conseguem segurar um lápis? E a ação é automática: com caneta, lápis ou giz de cera em mãos, a criança já rabisca o que estiver na sua frente…
O desenho proporciona uma evolução das habilidades motoras da criança e, em particular, a gerenciar suas ações, aprimorar a coordenação de seus movimentos.
O conhecido realismo fortuito tem início aos 2 anos, é quando a criança nota que seus desenhos assemelham-se com alguma coisa. A partir daí, busca fazer mais vezes, até automatizar, provocando uma habilidade gráfica, obtendo melhores resultados, passando a nomear rabiscos que antes não tinham nome.
O que não era oficialmente um desenho se torna um com a idade de aproximadamente 4 anos. É nessa fase que a criança começa a representar coisas que ele conhece por meio de desenhos. Ela, então, traça formas e começa a desenhar homens. De certa maneira, ela faz um rosto, um retrato e seu autorretrato.
Dessa forma, o desenho promove:
- Desenvolvimento cognitivo: a criança usa seu conhecimento para desenhar. Fazendo com que seu cérebro trabalhe e estimule seu senso de observação.
- Desenvolvimento de coordenação de gestos: ao desenhar formas geométricas, a criança começa a controlar melhor seus gestos. Ela agora traça linhas horizontais e verticais e para quando o resultado almejado é alcançado. Isso era impraticável para pequeninos que movimentam suas mãos sem controlá-las perfeitamente ou ser capaz de respeitar os limites de uma folha em branco.
- Melhora das coordenações motoras finas: depois, a criança aprende a desenhar elementos sempre mais detalhados, em superfícies menores. Parou-se os grandes desenhos. A criança agora consegue se limitar a um espaço menor e fazer formas mais difíceis.
- Afirmação de sua personalidade: a criança se coloca em prova quando se expressa através do desenho. No decorrer de suas criações você perceberá várias variações: traços fortes se ele estiver com raiva ou mais leve. Ele também desenvolve a paciência ao notar o desenho que ele tem em mente. Algumas vezes, é necessário redobrar esforços e concentração para conseguir fazer.
- Desenvolvimento do senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixa espaço para a imaginação. Não apenas para simbolizar os personagens e objetos de sua preferência, mas também para verbalizar o que ele conseguiu. Você já se perguntou uma criança o que ele desenhou? Sua explicação normalmente é inesgotável. O mesmo desenho pode ter diversas interpretações. Essa atividade desenvolve o lado criativo.
Expressão de emoções: o desenho proporciona que a criança se expresse sem ser pela fala. Seus desenhos refletem suas emoções e seu estado de espírito. A seleção das cores é particularmente significativa. A criança já é um artista que se expressa através das criações.
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