Ao todo, foram 28 milhões de reais em pecúlios que no passado estavam paralisados em benefício do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse valor chegou nas mãos dos trabalhadores somente ano anterior.
Além disso, foram um total de 23 milhões de trabalhadores que foram contemplados com o saque de aniversário no FGTS. No entanto, é um modelo que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende extinguir.
Baseado em uma pesquisa do Banco Inter em uma totalidade de R$ 28 bilhões em recursos, que outrora ficavam presos no fundo, passaram a cair no bolso do trabalhador no ano anterior.
No ano de 2022, a base da liberação para resgate anual foi de 640 reais por cada trabalhador. Esta quantia que cada indivíduo pode retirar é equivalente ao saldo que dispõe no fundo. Assim, quanto menor o saldo, maior seria a porcentagem.
“O crescimento da adesão mostra que o trabalhador identificou esses benefícios e, ao mesmo tempo, o impacto no fundo não foi significativo”, relata a economista chefe do Inter Rafaela Vitoria.
O desejo do Governo era desligar este programa do saque aniversário do FGTS no mês de março. Porém, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, nesta semana, relatou que esta decisão relacionada às alterações ou o cessamento do benefício será do congresso.
Entenda sobre benefício do FGTS
Projetado no final do ano de 2019, foi disponibilizado para o trabalhador, o saque aniversário que pode ganhar uma fração do seu FGTS anual conforme o mês de aniversário.
A aprovação é opcional, no entanto, quem escolhe por este programa não pode retirar os valores do FGTS em situações de desligamento por dois anos.
Dentre os medos da administração ao defender por arcar com saque aniversário está que benefício do FGTS, diminui o patrimônio, que é utilizado para aplicações em habitação e infraestrutura.
Porém, isso não ocorreu até então. Afinal, baseado nas pesquisas do INTER, esta alternativa representa 22% de todos os saques do FGTS, somente 4,5% do todo o fundo no ano de 2022.
Sem dizer que a coleta do fundo de garantia se tornou a maior paga dentre os dois anos e, com isso, recuperou o mercado do trabalho formal.
“Portanto, o saque aniversário não representa risco para o financiamento de projetos pelo FGTS”, esclarece a economista Vitória do Inter.
Investimento pouco proveitoso
Em contrapartida, o trabalhador que escolheu manter o benefício do FGTS e não optou pelo saque aniversário teve um investimento pouco proveitoso.
Isso porque nos últimos anos, o Fundo de Garantia rendeu 38%, entrando com a finalização. Mas, se manteve inferior aos 50% da taxa básica de juros econômica, a Selic.
“Considerando o cenário de inflação e Selic maior para os próximos anos, será ainda mais vantajoso para o trabalhador sacar os recursos e investir em outros instrumentos, como Tesouro Selic, ou Tesouro IPCA+, por exemplo”, finaliza Rafaela.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.