Vantagens e desvantagens da escola em tempo integral

agosto 26, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Vantagens e desvantagens da escola em tempo integral

A escola em tempo integral tem sido uma prioridade do Governo brasileiro. O objetivo é ampliar as vagas disponíveis para o ensino médio integral até 2022. Cada vez mais surgem estudos sobre a importância deste modelo e como ele pode contribuir para o aprendizado. Entretanto, no momento dos pais escolherem a escola ideal para os seus filhos é importante refletir sobre as vantagens e desvantagens da escola em tempo integral.

Vantagens escola integral

Como vimos, o modelo de escola integral tem se popularizado no país. O motivo é a difusão dos seus benefícios, como o fato da escola integral proporcionar mais chances de passar no vestibular e ser uma promessa de salários melhores. Além deste, conheça abaixo outras vantagens deste modelo.

Aumento do rendimento escolar: com mais tempo no ambiente escolar, o estudante tem a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos com atividades extracurriculares, tirando dúvidas com professores e sendo acompanhado de perto pelos profissionais.

Facilita a rotina de trabalho dos pais: uma grande preocupação dos pais é como as crianças ficarão no período em que estão no trabalho. Com a escola em tempo integral, há mais liberdade para a vida profissional, pois o aluno está em um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

Favorece as atividades extracurriculares: no ensino integral as crianças já estão na instituição e são incentivadas a participar ativamente das atividades disponibilizadas. Estas ações são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural dos alunos.

Orientação nutricional: é essencial que as escolas que adotam o modelo integral tenham um acompanhamento nutricional para os alunos. Dessa forma, há um cuidado maior com a alimentação, proporcionando diversos benefícios para a saúde dos pequenos.

Desvantagens escola integral

Apesar dos inúmeros benefícios, há alguns pontos que devem ser refletidos pelos pais no momento de escolher a escola dos filhos. Por isso, confira algumas situações que podem ser consideradas desvantagens da escola integral.

Pouca diversidade: a convivência com colegas e professores, apesar de estimular a socialização, pode interferir nas outras referências para as crianças. Por isso é importante optar por uma escola com um planejamento pedagógico bem estruturado, que proporcione diferentes atividades para as crianças e traga profissionais para além dos que atuam na escola.

Tempo ocioso e monotonia: sem um bom planejamento, as crianças podem ter longos períodos de tempo ocioso. É importante que a criança tenha os momentos de descanso e lazer, mas a ludicidade esteja presente como uma forma de promover o seu aprendizado. Além disso, rotinas constantes, sem muitas novidades, podem despertar um sentimento de monotonia. Os pais devem estar atentos para a escola integral não se tornar um problema na vida dos filhos.

Conflitos na relação família-escola: é uma situação recorrente os pais acreditarem que a escola é a única responsável pela educação dos seus filhos. No caso do ensino integral este sentimento pode ser potencializado devido ao fato das crianças passarem um período maior no ambiente escolar. Por isso é importante que a relação família-escola seja cuidada ao longo de todo o processo de desenvolvimento do aluno, e os papeis de ambos estejam bem estabelecidos.

Pretende colocar seu filho em alguma escola de tempo integral? Clique aqui e confira descontos que podem chegar a 70%.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva