Notícias

Vacinação antirrábica é prorrogada em todo o RN

Devido ao baixo índice de cobertura vacinal de cães e gatos, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, que aconteceu no último dia 7, será prorrogada até o dia 3 de novembro em todo o Grande do Norte. A meta de cobertura determinada pelo Ministério da Saúde, que seria de 80%, só foi atingida por 43 dos 167 municípios do Estado.

No entanto, esses números ainda são incertos, visto que 46 municípios não atualizaram os dados no sistema após o dia “D”. O dia 3 de novembro será considerada como o prazo final para inclusão dos dados no SI-PNI, quando a campanha será encerrada. Os números coletados de animais com raiva na localidade, diagnosticados laboratorialmente, preocupa a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP). Por isso o reforço da campanha, para evitar assim, um contágio nos humanos.

A Secretaria de Saúde reforça que o ideal é que os cães e gatos sejam vacinados a partir de 2 meses de idade. É necessário que, após 30 dias da primeira vacinação, a dose seja repetida. A vacina pode ser utilizada em fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. A única restrição são os animais doentes ou que estejam fazendo uso de anti-inflamatórios ou antibióticos. A Secretaria ainda lembra que os animais só devem ser vacinados quando estiverem saudáveis (se alimentando normalmente, ativos, sem vômito ou diarreia).

Raiva

É um vírus que atinge apenas mamíferos. Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina, ela possui alguns tipos e fases e é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina.

De janeiro até o mês atual, 15 animais já foram diagnosticados com raiva, em dez municípios potiguars, sendo 08 morcegos, 03 raposas, 02 bovinos e 02 equinos. Segundo a coordenadora de promoção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Iraci Nestor, a situação é bastante preocupante.

“Esta situação nos preocupa, pois demonstra a circulação viral no ciclo silvestre. Sendo assim, chamamos a atenção para a vacinação, principalmente dos felinos domésticos, pois esses animais são excelentes predadores. Ainda hoje em todo o mundo, especialmente na Ásia e África, a raiva humana transmitida por cão mata em torno de 55.000 pessoas todos os anos. Por isso vacinar é uma medida de extrema importância para a proteção da saúde animal e sobretudo da saúde humana”, disse.

Sintomas

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade, salivação excessiva e paralisia. Além da mudança de comportamento, um cão feliz e brincalhão pode se tornar um animal quieto, recatado e cansado.

Prevenção

  • Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
  • Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo para avaliação e prescrição de profilaxia antirrábica humana adequada;
  • Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva;
  • O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;
  • Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde;
  • Nunca interromper a profilaxia antirrábica humana sem ordens médicas;
  • Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.