UPA Esperança realiza ações voltadas para valorização do profissional de Enfermagem

Durante todo o mês de maio, em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro (12/05) e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20/05), a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Esperança – UPA Esperança – realizou uma série de ações dedicadas ao profissional de enfermagem.

A ação, que foi realizada em conjunto com várias classes, teve como objetivo destacar a valorização do profissional da área. É o que afirmou a coordenadora de Enfermagem da UPA Esperança, Andreza Viviane Costa. “Os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares são uma ponte entre o médico e o paciente. Essas atividades são fundamentais, porque no dia a dia nem sempre há o reconhecimento da classe, por isso ações como essas são fundamentais”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com Andreza Costa, as atividades começaram com uma oferta de vacinação contra a Influenza para os funcionários da unidade. Esta atividade foi coordenada pela enfermeira Ana Elita. “Fizemos ações macro que atingiram os profissionais de diversas áreas da unidade, como a semana de vacinação, e fizemos ações especificas, com a realização de capacitação e palestras destinadas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares da UPA”, contou.

Segundo Andreza Costa, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade puderam participar das seguintes palestras de capacitação: “Noções Básicas de Ventilação Mecânica” com a Fisioterapeuta Dayse Karla; “Exame de Gasometria” com Dra. Jaquenisia Brito; “Acolhimento e Classificação de Risco” com a Enfermeira Xênia Freire; e “Atualizações em Doenças Exantemáticas” com Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS.

A UPA Esperança esteve presente ainda na Caminhada pela Valorização da Enfermagem, realizada em comemoração a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, ocorrido no dia 16 de maio no Parque das Dunas.

A série de atividades foi encerrada após a equipe multidisciplinar da UPA escolher a enfermeira Irani Maria da Silva e a técnica de enfermagem Elizângela Ferreira da Silva como representantes das categorias, tendo como destaque suas atuações no cuidar com amor, a responsabilidade e o conhecimento do desempenho de suas funções.

A Coordenação de Enfermagem da UPA Esperança pretende ainda realizar outras ações ao logo do ano. Para a segunda quinzena de junho, os profissionais de enfermagem da unidade receberão uma palestra de capacitação sobre dieta enteral. Além disso, estão previstos no calendário de aperfeiçoamento profissional palestras sobre biossegurança e a importância do registro de enfermagem seguro.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!