Destaques, RN

Universitários do RN disputam competição mundial nos EUA

Carro da Cactus Baja - UFERSA de Mossoró

Estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), de Mossoró, vão disputar uma competição mundial de baja – um tipo de carro construído por eles mesmos – nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 9 de junho. A disputa acontece no Rochester Institute of Technology, em Nova York.

A Cactus Baja, nome da equipe formada pelos universitários, tem 14 membros. Todos os envolvidos são alunos do curso de Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica.

A equipe viaja no dia 27 de maio com 14 integrantes para os Estados Unidos. “É tudo muito novo para nós, vamos buscar experiência e brigar por resultados”, diz Rita Patrícia Cruz de Andrade, 24 anos, supervisora de Marketing da Cactus e aluna do curso Ciência e Tecnologia da Ufersa.

Além dos potiguares, outras duas equipes irão representar o Brasil na competição: a EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e a Poli AVIA Lotus, da Escola Politécnica da (USP).

O que garantiu às três universidades brasileiras vaga na competição mundial foi a classificação na 25ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em São José dos Campos (SP) em fevereiro último, na qual a UFERSA foi a 3ª colocada no pódio entre 79 equipes inscritas de Norte a Sul do Brasil. As equipes paulistas da EESC-USP e da Poli-USP foram respectivamente 1ª e 2ª colocadas no certame.

Todos os carros que vão participar da disputa mundial foram projetados e construídos pelos próprios estudantes.

Mas o que é baja?

O baja é veículo “off-road” (para fora de estrada), que suporta apenas um piloto. Ele é projetado para adversas condições de terreno, especialmente na terra. As competições promovidas visam estimular a construção dos bajas por estudantes através de conhecimentos adquiridos nas universidades.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.