Notícias

Universidade alemã apresenta minissatélite inovador e mais barato

Um minissatélite com um quilo e 300 gramas e menor que uma caixa de sapato, desenvolvido pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, vai revolucionar sistemas de pesquisas e transmissão de dados em todo o planeta Terra. Por ser muito mais barato poderá ser utilizado tanto por empresas como países. A inovação foi apresentada pelo professor Klaus Shilling durante o 8th Regional Leaders’ Summit, em Munique (Alemanha), às delegações de São Paulo (Brasil); Baviera (Alemanha); Alta Áustria (Áustria); Georgia (EUA); Shandong (China); Cabo Ocidental (África do Sul) e Quebec (Canadá).

O minissatélite orbita a uma distância de 600 km da Terra, ao contrário dos convencionais, que ficam a 35 km de altura. Pelo tamanho reduzido, o lançamento do satélite tem um custo muito mais barato e, quando retorna a Terra, reduz o lixo espacial e o risco de acidentes, explicou o professor José Sérgio Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos, que já testa tecnologia similar e tem interesse em participar do projeto. O programa prevê o lançamento de sete minissatélites, ao custo de 1 milhão de euros, que cumprirão a tarefa de transmitir informações para todos os continentes, permitindo que regiões menos desenvolvidas tenham acesso a este tipo de tecnologia.

A inovação empolgou os participantes do evento, entre eles, o vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França: “A inovação tem também o mérito de envolver estudantes de Ensino Médio de vários países, como os jovens brasileiros Mariana Fonseca da Silva e Lucas Felipe Santos Kroeff”, observou.

Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckmin no evento, manuseou o minissatélite, capaz de dar uma volta ao redor do planeta em uma hora e quarenta minutos. “É uma revolução que pode estar a serviço de empresas e países a um custo muito menor”, apontou.

Enquanto um satélite convencional permanece em órbita por dezenas e até centenas de anos após perder a utilidade – e são mais de 4 mil nesta situação – o minissatélite volta ao planeta em menos de 25 anos. Por ter componentes mais baratos, que seguem a tendência mundial de miniaturização, o minissatélite pode ser produzido até em ambientes acadêmicos. “Isso permite testar e qualificar novas tecnologias a um custo muito mais baixo”, disse o professor Sergio Almeida, lembrando que o Inpe opera um do gênero em uma pesquisa de avaliação de um fenômeno chamado anomalia magnética do Atlântico Sul, que interfere nas comunicações dos voos comerciais.

Outra vantagem é poder ser utilizado para diversas finalidades, já que é muito versátil quanto a adaptação às chamadas cargas úteis, explicou o professor do Inpe, animado pela possibilidade de testar a inovação nos laboratórios do instituto. Para tanto, pleiteará apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O professor Klaus Shilling, da Universidade de Wüzburg, veio ao encontro para pedir ajuda dos estados subnacionais ali representados e à iniciativa privada para que seja ampliado o financiamento ao projeto. O professor José Sérgio de Almeida, do Inpe, destacou que já foi colocado em órbita um minissatélite experimental com a missão de investigar um fenômeno de turbulência que afeta a aviação no Hemisfério Sul. “Hoje, o minissatélite tem capacidade de ficar de dois a três anos ao redor da Terra. Mas, com as pesquisas, este tempo pode ser ampliado. E seu uso pode ser o mais diverso possível”, afirmou.

Ao final da apresentação, Márcio França conclamou os estados participantes a apoiarem a inovação e conheceu o grupo de 20 estudantes dos países presentes ao encontro que estão envolvidos no projeto.

O tema da oitava edição da Regional Leaders’, que termina nesta sexta-feira, 15 de julho, é “Digitalização e Inovação”.

Atração de investimentos

Na abertura do evento, Márcio França assinou protocolo de intenções por meio da Investe São Paulo, agência de atração de investimentos a serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Invest in Bavaria, congênere alemã. O objetivo é estreitar as relações econômicas entre os estados de São Paulo e da Baviera, a fim de atrair investimentos e gerar empregos, beneficiando os dois povos. O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, também signatário do documento, destacou que Baviera e São Paulo têm enorme campo para estabelecer futuras parcerias nas áreas de inovação e nos setores automotivos, de saúde, meio ambiente, entre outros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.