Um melhor desempenho no ENEM passa também pela saúde mental dos candidatos

setembro 28, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Um melhor desempenho no ENEM passa também pela saúde mental dos candidatos

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019) exige dos candidatos uma rigorosa rotina de estudos, que muitas vezes acaba levando os jovens ao total esgotamento físico e, principalmente, mental, fazendo com que o almejado resultado do Exame seja insatisfatório. Para que o desempenho na prova seja o melhor possível, é essencial não descuidar da mente nesse período tão particular.

“Mente e corpo estão interligados e formam um todo que sempre está em busca de um equilíbrio e sensação de bem-estar”, explica a psicóloga Maria Clara Neves. Não é possível dizer-se saudável se alguma parte do corpo ou da mente está adoecida ou fragilizada. “Tanto a mente sofre consequências das doenças físicas, como o corpo também é afetado por transtornos ou mal-estar psicológico”, acrescenta ela.

Devido ao ritmo muito intenso de estudos durante o período de preparação para o ENEM, os adolescentes acabam aderindo a um estilo de vida que não respeita suas necessidades fisiológicas e psicológicas. Alimentação em horários incorretos ou má alimentação, sono irregular e estresse são condições recorrentes entre as pessoas que estão se preparando para o ENEM. Tudo isso pode ocasionar alguns sintomas, como irritabilidade, insônia, impaciência, dificuldades nas relações interpessoais, ansiedade, depressão e até abuso de substâncias como álcool, drogas e outras substâncias químicas.

A psicóloga dá dicas para quem está se preparando para a prova, “é muito importante que, dentro da rotina criada para favorecer os estudos, sejam incluídos momentos de descanso adequados para a necessidade do corpo, optar por uma alimentação saudável, não abandonar as atividades que provocam sensação de bem-estar como lazeres, esportes, e outras atividades físicas”, explica Maria Clara Neves.

Para quem quer saber mais sobre como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Espaço Clara Neves está promovendo o evento “Partiu ENEM”, que acontecerá dia 29 de setembro, das 8h às 12h, no Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Na oportunidade, os participantes contarão com a experiência de psicólogos, nutricionista e personal trainer, que farão palestras, darão dicas de saúde e planejamento de estudos, além de ajudar os participantes a entender a importância de cuidar do bem-estar nessa fase da vida.

Os interessados podem fazer a inscrição através do telefone (84) 98873-2560, ou, para obter a isenção da taxa de participação, podem acessar o @espacoclaraneves (no Instagram) e seguir as instruções.